segunda-feira, 18 de maio de 2009

Egito confirmaum novo caso e a morte de três pessoas devido a gripe aviária.

A Organização Mundial da Saúde informou no dia 15 de maio mais um caso humano de gripe aviária. Desta vez o H5N1 acometeu uma menina de 5 anos de idade, ela é moradora da província de Sohag. Seus sintomas começaram no dia 7 e sua internação foi feita dois dias depois, onde foi iniciado o tratamento com o antiviral oseltamivir. A menina, segundo investigações epidemiológicas, teve contato com aves infectadas ou mortas antes de seus sintomas se iniciarem. O quadro de saúde da menina é estável. Foi também confirmado pelo ministério da saúde do Egito a morte de três pessoas que estavam em tratamento.

1º - Um menino de 6 anos de idade que morava na província de Qaliobia, ele foi internado no dia 28 de março. Link do post: (http://fluaviaria.blogspot.com/2009/04/organizacao-mundial-da-saude-anunciou.html)

2º - Uma mulher de 33 anos de idade que morava na província de Kfr El Sheikh. Ela foi internada no dia 15 de abril. Link do post: (http://fluaviaria.blogspot.com/2009/04/egito-tem-outro-caso-humano-de-gripe.html)

3º - Uma moça de 25 anos de idade que era moradora da província do Cairo. Ela foi internada no dia 11 de abril. Link do post: (http://fluaviaria.blogspot.com/2009/04/mais-duas-pessoas-infectadas-com-o-h5n1.html)

Fonte: OMS http://www.who.int/csr/don/2009_05_15a/en/index.html

As mortes provavelmente ocorreram devido a demora na administração do antiviral oseltamivir. No primeiro caso o tratamento com o oseltamivir só foi feito 12 dias após o inicio dos sintomas. No segundo caso a demora foi de 8 dias e no terceiro caso o tratamento só começou 10 dias depois dos sintomas começarem.



No mapa está em vermelho a província que apresentou o caso mais recente de gripe aviária em pessoas. Em rosa estão marcadas as províncias que tiveram as mortes mais recentes e em laranja as demais províncias que relataram casos humanos de H5N1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sugestões, perguntas ou críticas.