sexta-feira, 31 de julho de 2009

Gripe suína. Casos e óbitos no Brasil.

Foi divulgado pelo Ministério da Saúde (MS) seu informe epidemiológico semanal. (1) O fechamento do informe foi feito dia 29/07 e contava com o total de 543 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Deste total, 56 foram a óbito, taxa de letalidade de 10,3% dos casos graves. As mulheres representam maioria de óbitos com 52,2% do total, outro dado preocupante é que as grávidas possuem 26,3% de chance de evoluir a óbito em caso de SRAG, ou seja, praticamente uma em cada três mulheres grávidas com SRAG morre, por isso, elas devem tomar o Tamiflu prioritariamente, antes que seu quadro de saúde evolua para a síndrome respiratória aguda grave.

Segundo o MS a gripe suína avança rapidamente no país, do total de exames feitos, 74,5% correspondem a gripe suína e 25,5% a gripe sazonal. O Governo só está fazendo exames nos casos de SRAG e nos pacientes do grupo de risco. Sendo assim, alguma coisa esta errada, o governo fala que a gripe suína é leve e que possui taxa de letalidade igual a gripe sazonal, mas porque então a maioria dos casos de SRAG é provocada pela gripe suína? Se a nova gripe e a gripe sazonal são semelhantes, os exames deveriam mostrar que 50% dos casos de SRAG são provocados pela gripe sazonal, não é o que se vê, segundo estes dados, a gripe suína causa 3 vezes mais quadros graves do que o vírus da gripe comum. Existe aqui uma discrepância, ou o governo não está sabendo avaliar a força da gripe suína, ou os exames não estão sendo bem feitos. Em qual das duas hipóteses você aposta? Vamos seguir com o informe do MS.

O MS informa também que 60% dos casos de gripe suína é autóctone, ou seja, adquiridos no Brasil, isso mostra que precisamos mais do que nunca nos prevenir, a doença está instalada e se disseminando rapidamente.

O total de mortes no Brasil segundo o informe do MS é de 56, em São Paulo foram 27 mortes, 48,2% do total, no Rio Grande do Sul foram 19 mortes, 33,9% do total, 5 mortes foram no Rio de Janeiro, 8,9%, o Paraná vem em quarto lugar com 7,1% do total com 4 mortes e a Paraíba com 1,8% do total apresentando 1 morte. Depois que o informe do MS foi divulgado, o número de mortes aumentou de acordo com os dados das Secretarias de Saúde dos estados. São Paulo divulgou um acréscimo de 10 óbitos (2) em relação ao divulgado pelo Ministério da Saúde, o Rio Grande do Sul, confirmou outras 6 mortes (3) e o Rio de Janeiro confirmou mais 4 mortes (4). Portanto o total de mortes no Brasil é de 76. Segundos as Secretárias de Saúde estaduais, Minas Gerais (5) teve um óbito dia 31/07, e está esperando o resultado dos exames para a comprovação de que a causa foi o vírus da gripe suína, Santa Catarina (6) também está a espera de resultados para confirmar 9 mortes suspeitas, Mato Grosso do Sul (7) também teve 1 morte suspeita, assim como a Bahia (8) que tem uma morte suspeita.

Como os casos leves não estão sendo notificados e o governo não está mais fazendo exames de confirmação para estes pacientes, a taxa de letalidade, que é a quantidade de óbitos dividida pela quantidade de casos, não está mais sendo utilizada para o quadro geral, apenas para os quadros graves, onde ainda é feito o exame de confirmação é que a taxa de letalidade está em uso. Agora o governo utiliza a taxa de mortalidade, que a quantidade de mortes dividida pela população. A taxa de mortalidade (TM) é expressada, no caso atual, por cada cem mil habitantes. A atual TM é de 0,04/100.000, contra a TM divulgada pelo Ministério da Saúde de 0,029/100.000. Esta taxa foi feita pela população do Brasil que é de 190 milhões de pessoas. Mas se fizermos as contas para a população dos estados onde a gripe suína causou a morte de pacientes, veremos um índice bem diferente. Por exemplo, São Paulo tem uma TM de 0,09/100.000, mais do dobro da TM nacional, o Rio Grande do sul possui a TM de 0,23/100.000, quase seis vezes maior que a TM do Brasil e mais do dobro da paulista, porque o Rio Grande do Sul tem uma TM tão alta? Será que é só o frio? Se fosse só o frio o Paraná teria mais de 4 mortos e Santa Catarina teria várias mortes confirmadas, e não é o que se vê, fiz um post sobre o assunto veja (gripe suína no RS), apesar dos dados sobre as mortes não estarem atualizados neste post, o que interessa é a análise sobre a alta taxa de letalidade no Rio Grande do Sul e sua relação com a Argentina. E por falar em Argentina, segundo a Organização Pan Americana de Saúde (9), a gripe suína matou 219 pessoas na Argentina, uma taxa de mortalidade de 0,54/100.000.

Pra finalizar, com os novos dados divulgados pelas Secretarias de Saúde estaduais, São Paulo tem 37 mortes provocadas pela gripe suína, O Rio Grande do Sul tem 25 e o Rio de Janeiro possui 9 mortes.

Fontes:
1 - Ministério da Saúde.
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/informe_influenza_a_h1n1_31_07_2009.pdf
2 - Secretária de Saúde do estado de São Paulo.
http://www.saude.sp.gov.br/content/bregucespe.mmp
3 - Secretária de Saúde do estado do Rio Grande do Sul.
http://www.saude.rs.gov.br/wsa/portal/index.jsp?menu=noticias&cod=47133
4 - Secretária de Saúde do estado do Rio de Janeiro.
http://www.saude.rj.gov.br
5 - Secretária de Saúde do estado de Minas Gerais.
http://www.saude.mg.gov.br/noticias_e_eventos/nota-a-imprensa-influenza-a-25
6 - Secretária de Saúde do estado de Santa Catarina.
http://www.saude.sc.gov.br/Eventos/influenza_suina/BOLETIM.html
7 - Secretária de Saúde do estado do Mato Grosso do Sul.
http://www.saude.ms.gov.br/sesh1n1/index.php?templat=vis&site=206&id_comp=2717&id_reg=74565&voltar=home&site_reg=206&id_comp_orig=2717
8 - Secretária de Saúde do estado da Bahia.
http://www.saude.ba.gov.br/divep/GripeSuina/Boletim%20Influenza%20H1N1%20BA%20N%C2%BA%2003%20%28Jul%202009%29.pdf
9 - Organização Pan Americana de Saúde.
http://new.paho.org/hq/images/atlas/en/atlas.html

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Londrina suspende as aulas, Maringá mantém.

Londrina decidiu suspender as aulas de sua rede municipal de ensino, até o dia 10 de agosto, seguindo medidas tomadas pelo estado do Paraná. A Secretária de Saúde de Londrina, afirmou ainda que o município possui dois casos confirmados de gripe suína, cinco pessoas que desenvolveram os sintomas após contato com pacientes positivos para o H1N1 e 20 casos suspeitos. A prefeitura de Maringá, ao contrário do governo do estado, decidiu continuar com as aulas de sua rede municipal de ensino. Segundo a secretária de educação da cidade, medidas profiláticas foram tomadas e todo o corpo de professores foi orientado quanto as medidas necessárias para prevenir a contaminação dos estudantes.

Fonte:

Prefeitura de Londrina.
http://home.londrina.pr.gov.br/noticias/indexnovo.php?acao=mostrar_noticia&id_noticia=29822

Prefeitura de Maringá.
http://www.maringa.pr.gov.br/imprensa/noticia.php?id_artigo=8715

Novos estados confirmam o adiamento das aulas.

Antes de prosseguir o relato sobre o adiamento das aulas, se faz necessário entender o motivo dessa medida. As razões para o prolongamento das férias escolares são:

1 - Segundo especialistas do governo, o pico da curva epidemiológica para a influenza sazonal ocorre exatamente na primeira quinzena de agosto (veja o gráfico abaixo). Com o aumento da temperatura a tendência é que a quantidade de pessoas com gripe diminua. Mas ninguém sabe ainda como vai se comportar o vírus H1N1. Existe ainda outro fator que deve ser levado em conta, o Brasil é um país com diversos padrões climáticos que vai do equatorial ao subtropical. Em regiões mais quentes, a gripe sazonal está presente o ano todo, com concentração nos meses chuvosos, no início do ano (1). A região sul e parte do sudeste apresentam curva epidemiológica mais definida, onde o pico de transmissão viral ocorre nos meses de inverno. Portanto, cada região deve definir uma posição quanto ao adiamento das aulas.

2 - O adiamento das aulas dará mais tempo para que as escolas se preparem, todas as escolas deverão substituir os bebedouros por galões de água com a utilização de copos descartáveis, disponibilizarem o álcool gel em todas as salas e destinar um local para o atendimento dos alunos que apresentarem os sintomas da gripe suína.

3 - O maior período de férias será utilizado para a capacitação dos professores da rede pública de ensino. Os professores deverão ser instruídos como agir frente a pandemia. Ver publicação abaixo.

4 - Autoridades governamentais utilizarão este período para melhor avaliar a progressão da doença, se os casos de gripe de suína não diminuírem, novo adiamento das aulas poderá ser proposto.

A prorrogação das férias escolares foi proposta pelos estados de SP, RS, PR, e RJ. As aulas voltam no dia 17 de agosto nos estados de SP e RS e 10 de agosto nos estados do PR e RJ.

No Paraná somente as cidade de Londrina e Maringá ainda não informaram se irão prolongar as férias escolares, todos os demais municípios já se adiantaram e suspenderam o início das aulas (2). Segundo a Secretária de Saúde do Paraná cerca de 1,4 milhões de estudantes serão afetados pela medida, a volta as aulas está prevista para o dia 10 de agosto (3). No Brasil quase 12 milhões de estudantes terão as aulas adiadas (4).


Gráfico. Curva epidemiológica da gripe sazonal no Brasil em 2008. Aqui é possível ver que o pico de transmissão da gripe ocorreu no meses de junho e julho, em agosto a tendência é que a transmissão viral comece a diminuir (clique na figura para ampliar).

Fontes:


1 - Texto científico sobre a gripe sazonal no Brasil (em inglês).
http://www.pubmedcentral.nih.gov/picrender.fcgi?artid=2663029&blobtype=pdf

2 - Notícia veiculada pelo UOL educação no dia 29/07.
http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/07/29/ult105u8453.jhtm

3 - Informação da Secretária de Saúde do Estado do Paraná, veiculada neste dia 30/07.
http://www.saude.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=846

4 - Notícia veiculada pelo UOL educação no dia 29/07.
http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/07/29/ult105u8457.jhtm

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Gripe suína adia a volta as aulas.

Uma série de recomendações foi feita pelo Ministério da Saúde as escolas, e definiu que cada estado decida quanto ao adiamento do retorno das aulas. As orientações dadas as escolas e aos pais é que, em primeiro lugar, a criança ou mesmo o professor que estiver gripado não deve ira escola e deve ficar em casa pelo menos 7 dias contando do início dos sintomas.
Você que é professor ou outro profissional que trabalha em escolas, fique atento, se uma criança estiver com sintomas de gripe, deve-se colocar essa criança em uma sala separada, medir a temperatura, se a febre for confirmada os pais devem ser chamados. Se o quadro geral de saúde da criança se agravar, ela deve ser levada ao posto de saúde mais próximo e os pais serem avisados. O uso de máscaras deve ser utilizado somente pela criança com suspeita e não por todos da escola. Mas como saber se a criança está com gripe? A princípio, não tem como saber, e na realidade isso não tem importância inicial. Deve-se prestar atenção na febre, a febre provocada por qualquer gripe é alta, com temperatura acima ou igual a 38°C. Se a criança não estiver com febre, ela não deve continuar na sala separada em conjunto com outras crianças sintomáticas para gripe.

O governo do Estado de São Paulo adiou a volta das aulas. Agora todas as escolas e faculdades estaduais entram em aula no dia 17 de agosto. Os estados do Rio de Janeiro, do Rio grande do Sul e as entidades de ensino municipais de São Paulo irão anunciar esta semana se adiam ou não a volta as aulas. Estas medidas estão sendo tomadas em vista do grande aumento na quantidade de casos infectados e de óbitos provocados pelo H1N1.

Espero que esse adiamento das aulas ajude a diminuir a velocidade de alastramento da gripe suína nas localidades onde esta medida está sendo tomada. A meu ver, este adiamento não vai evitar que a gripe se dissemine nas escolas. O vírus circula livremente no Brasil, e este adiamento não impedirá que a gripe ocorra entre as crianças. Seja agora, ou seja, em 17 de agosto. Novamente a meu ver, o pico de transmissão de gripe suína ainda não ocorreu no Brasil.

Outra questão que levanto e a seguinte; e ano que vem? O vírus terá sumido? Não, o que aconteceu em todas as pandemias, e o que é esperado, é que o vírus da gripe permaneça e se torne sazonal, não necessariamente menos letal. Vamos aguardar que a primavera chegue e que diminua os casos de gripe suína a medida que as temperaturas subam.