sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Vacinação contra a gripe suína (A/H1N1).

O ministério da saúde divulgou em nota técnica sua estratégia de vacinação contra a gripe suína. Segundo os esforços conjuntos da OMS com o ministério da Saúde e a OPAS, foi estabelecido que a vacinação possui dois objetivos principais, o de manter em funcionamento do serviço de saúde envolvido no atendimento dos casos de gripe e o de diminuir a morbimortalidade em decorrência da infecção pela gripe pandêmica. Com isso serão vacinados os profissionais de saúde e as pessoas que se encontram nos grupos de risco. Veja calendário abaixo, clique na tabela para ampliar.


Os grupos a serem vacinados por ordem de prioridade são:

1 - Profissionais da saúde.

2 - Gestantes.

3 - População indígena.

4 - População portadora de doenças crônicas e os obesos (índice de massa corpóreo (IMC) acima de 40 para adultos com 18 anos ou mais, 25 para crianças até 10 anos e IMC 35 para crianças acima de 10 anos e adolescentes.)

5 - Bebês saudáveis de 6 meses a 2 anos de idade incompletos. Este grupo receberá a vacina dividida em duas meias doses, com um intervalo de 21 dias entre a primeira e a segunda dose.

6 - Adultos saudáveis de 20 a 29 anos completos.

Os maiores de sessenta anos receberão a vacina contra a gripe sazonal e somente aqueles que tiverem alguma doença crônica é que receberão a vacina contra a gripe suína. A data de vacinação dos idosos seguirá a data usual e será divulgado aqui neste blog.

Os motivos da escolha desses grupos etários para a vacinação está refletida no gráfico abaixo divulgado pelo Ministério da Saúde.


Através deste gráfico podemos ver que o grupo mais atingido pela gripe pandêmica em 2009 foi o das crianças menores de 2 anos, seguido do grupo dos jovens com idades entre 20 e 29 anos, sendo os idosos o grupo menos afligido com 6,1% do total.

Fonte: Ministério da Saúde. Nota técnica 5/2010.