sábado, 21 de fevereiro de 2009

Nepal, novo surto em aves.

A Organização Mundial de Saúde Animal reportou dia 20/02/09 um novo surto em aves. Ocorrido no distrito de Jhapa, o H5N1 infectou e matou 150 aves criadas em fundo de quintal, 100% de mortalidade. O surto foi detectado no dia 17/02. O H5N1 tem a capacidade de exterminar uma granja de frangos inteira em menos de 24 horas. É comum, nestes casos, o dono da criação ir pra casa dormir e no outro dia quando chega de manhã na granja encontrar todas as aves mortas.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Porque o H5N1 é tão perigoso? Parte 1.

Hoje vamos falar um pouco sobre o motivo de tanta preocupação com o vírus da gripe aviária. As autoridades e cientistas partem do pressuposto que se algo natural aconteceu uma vez é porque pode voltar a acontecer. No caso da influenza o que aconteceu foi uma pandemia em 1918 (gripe espanhola) que matou 40 milhões de pessoas em todo o mundo em um período de apenas dois anos. E se aconteceu uma vez pode acontecer outra vez, e aconteceu em 1968, causado pelo subtipo H3N2 e matou cerca de 1 milhão de pessoas no mundo. Hoje existem melhores ferramentas laboratoriais que permitem a descoberta de um vírus potencialmente perigoso antes que ele se torne um problema de saúde mundial. Com estes dados, os países podem se preparar com antecedência e os focos que surgem podem ser debelados antes do agravamento da situação. E é devido a este avanço tecnológico e o que foi aprendido nas pandemias anteriores que causa a preocupação de que o H5N1 se torne pandêmico. Aliás, a preocupação é dupla, primeiro o obvio de que se o vírus se adaptar ele pode ser transmitido de uma pessoa a outra e assim atingir o mundo todo em pouco tempo. A outra fonte de preocupação é o econômico, quando o H5N1 atinge uma região produtora de aves para o consumo, o sacrifício das aves e a crise de confiança leva as empresas à falência e com isso o desemprego em massa e como uma coisa leva a outra em economia, todos os outros setores entram em recessão com o fechamento de lojas, postos de gasolina, indústrias e produtores rurais de milho e outros insumos utilizados nas criações das aves. Se um vírus como este atingir o Brasil o prejuízo será enorme, o Brasil é o maior exportador de frangos do mundo. Em futuros posts irei desenvolver mais o assunto, irei falar sobre o caos que irá acontecer se o H5N1 se tornar pandêmico.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Vietnam confirma novo caso humano. Análise do caso.

A Organização Mundial da Saúde informou hoje que o Vietnam apresentou mais um caso de gripe aviária humana. Trata-se de um homem de 32 anos de idade morador da província de Ninh Binh. Ele desenvolveu os sintomas no dia 05 de fevereiro e foi internado no dia 13, seu estado de saúde ainda é grave. Ele teve contato com aves doentes e mortas antes que os sintomas surgissem. Pessoas próximas a ele estão sendo monitoradas e medidas preventivas já foram tomadas para evitar o surgimento de novas vítimas.
Esse é o segundo caso humano de gripe aviária este ano no Vietnam. Este caso merece uma análise mais detalhada. Apesar de não termos acesso as pesquisas realizadas nem aos relatórios médicos deste caso no Vietnam, podemos inferir algumas coisas. Cruzando os dados da OMS com os dados da OIE vemos que o último surto ocorrido na província de Ninh Binh foi em 22 de fevereiro de 2008, um ano atrás. Desde então Ninh Binh não apresentou novos surtos em aves. Então como pode um homem de Ninh Binh ter se infectado com o H5N1 devido a contato com aves doentes e mortas se esta província não apresenta casos em aves desde 2008? Aqui se apresenta duas hipóteses:

1 - O Vietnam não tem conhecimento de todos os focos de H5N1 e Ninh Binh vem apresentando focos de gripe aviária desde 2008 sem que as autoridades tenham conhecimento.

2 - O homem se infectou em outra localidade. Ninh Binh não faz fronteira com nenhuma província que apresenta surtos aviários em andamento, no entanto está próxima a três províncias que apresentam surtos em andamento. Se o caso for este, o caso corrobora com as indicações das autoridades Vietnamitas de que a principal fonte de novos surtos em aves são exatamente os seres humanos, sejam transportando aves infectadas, ou devido ao transporte de equipamentos, roupas e insumos contaminados, além é claro da contaminação dos próprios veículos utilizados para estes transportes.
O mais provável é de que aconteça as duas hipóteses relatadas acima.

Muitas vezes os pequenos produtores de aves não comunicam as autoridades quando suas aves começam a ficar doentes ou quando surgem aves mortas. Quando isto ocorre, muitas vezes, os produtores tratam de vender seu plantel rapidamente, em muitas ocasiões, por preços baixos, para que sejam minimizados seus prejuízos. Desse modo se perpetuam e se expandem os focos aviários de H5N1 e eventualmente, devido a esta prática, pessoas são contaminadas.

Eu já me deparei com situações semelhantes no Brasil. O Brasil nunca apresentou casos de gripe aviária, mas mesmo assim quando me apresentei para coletar amostras, alguns pequenos produtores não permitiram que fizéssemos nosso trabalho exatamente pelo medo de que fosse descoberto algo e com isso seu plantel fosse sacrificado. Portanto o dinheiro, como sempre, vem antes da saúde.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Mais um idioma adicionado.

O blog pode ser traduzido em mais um idioma, o híndi, que é falado por 700 a 800 milhões de pessoas no mundo, sendo a Índia o país com maior numero de falantes. Além da grande quantidade de falantes a Índia também tem casos de gripe aviária, com mais este idioma adicionado a extensão do blog se amplia e quem sabe algum amigo da Índia não nos de o prazer de comentar e ajudar no desenvolvimento deste blog. Para acessar a tradução basta clicar na bandeira ao lado.
अनुवाद के पक्ष में झंडे पर बस क्लिक करें का उपयोग करने के लिए.

Vietnam informa 14 novos surtos de H5N1 em aves.

O Vietnam possui 14 novos surtos de gripe aviária em suas fazendas, dados confirmados pela OIE em 16 de fevereiro. O Vietnam ainda possui outros 6 surtos que ainda não foram controlados, com isso, o país possui 20 surtos ativos. Os surtos mais recentes estão distribuídos em cinco províncias, se contarmos todos os surtos ativos, o número de províncias afetadas sobe para sete, 12% do total das províncias (ver mapa abaixo). Segundo os dados do dia 16 de fevereiro, 1.687 aves morreram devido à gripe aviária e 5.734 foram sacrificadas para que o surto fosse contido. A fonte da infecção foi devido a fatores humanos; transporte de aves infectadas, introdução de aves infectadas em novas fazendas e o transporte do vírus devido a não desinfecção de veículos, pessoas e insumos agrícolas.
http://www.oie.int/wahis/reports/en_fup_0000007794_20090216_163111.pdf
.
.

Mapa do Vietnam e suas províncias. As províncias que possuem surtos de gripe aviária ativos estão marcadas de vermelho