sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

H5N1 causa mais uma morte no Vietnam.

Foi anunciada hoje pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a morte de mais uma pessoa no Vietnam. O caso já havia sido reportado, e se trata de um homem de 32 anos de idade morador da província de Ninh Binh. Ele foi internado dia 13/02 e faleceu dia 25/02, 12 dias após o ser internado. Com esta morte a taxa de letalidade no Vietnam sobe para 100%.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Laos. Primeiro surto este ano em aves.

A Organização Mundial de Saúde Animal informou hoje, em uma notificação imediata, um surto de influenza em aves no Laos. O surto começou em 30/01/2009 com altas taxas de mortalidade, a infecção foi confirmada dia 09/02/09, no entanto, somente hoje o Laos notificou a OIE. O H5N1 matou 730 aves na província de Phongsaly, e outras 2584 aves foram abatidas na tentativa de conter o surto. A taxa de fatalidade deste caso foi de 100%, ou seja, todas as aves infectadas morreram. A taxa de mortalidade foi de 22,03% ou seja, 22,03% da população total veio a óbito devido à gripe aviária. A OIE sugere que os primeiros casos ocorreram devido o transporte ilegal de aves (possivelmente de países vizinhos) para o consumo durante a comemoração do ano novo lunar no Laos. O Laos faz fronteira com o Vietnam, China, Mianmar e Tailândia. No mapa abaixo está em vermelho à província Phongsaly que foi afetada de modo geral pelo H5N1.


Porque o H5N1 é tão perigoso? Parte 2.

No post anterior eu comecei falando do motivo do vírus da gripe aviária do subtipo H5N1 ser tão perigoso e portanto gerar tanta preocupação. Falei dos motivos econômicos e agora vou desenvolver mais o aspecto da saúde e como isso poderá trazer sérias consequências ao modo de vida da população do mundo. A taxa de letalidade do H5N1 é de 62,5%, ou seja, 62,5% das pessoas que contrairam o vírus desde de 2003 até hoje morreram. Agora imaginem se o H5N1 se tornar pandêmico e manter a taxa de letalidade, provavelmente muitos dos seus conhecidos ou parentes vão falecer devido a infecção, ou então você mesmo poderá falecer, ou eu. Mas com os avanços da ciência nas técnicas de produção de vacinas e outras medidas profiláticas ou de tratamento poderá fazer com que a taxa de letalidade caia. O próprio vírus da influenza poderá se tornar mais brando também e ter a sua taxa de letalidade diminuida. Vamos assumir então, em um exercício mental, que a letalidade do vírus seja de 1% e que este infecte cerca de 30% da população mundial em sua forma pandêmica. Com essas taxas, cerca de 300 pessoas a cada mil serão infectadas e cerca de 3 irão a óbito. Este cenário não parce mais tão preocupante não é? Vamos continuar nosso exercício mental. O que eu não falei é que praticamente a totalidade das pessoas infectadas irão precisar de atendimento médico. Mesmo com a letalidade baixa, o vírus ainda irá causar um quadro respiratório que requer cuidados médicos. Portantato em uma cidade de 100 mil habitantes, 30.000 pessoas irão precisar de atendimento médico em um prazo curto de tempo. Quando o vírus atige uma região, ele se espalha rapidamente.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Vietnam. Três novos surtos em aves. E uma morte.

Foi confirmado dia 22/02/09 pela OIE mais três novos surtos no Vietnam. As províncias afetadas foram Bac Lieu, Quang Ninh, Khanh Hoa e Ninh Binh. Nestas regiões morreram 78 aves devido a infecção provocada pelo H5N1. Outras 646 aves foram sacrificadas para a contenção do surto.
A Organização Mundial da Saúde relatou hoje a morte da mulher de 23 anos que estava internada desde 31 de janeiro. Ela vivia na província de Quang Ninh.
http://www.who.int/csr/don/2009_02_11/en/index.html

http://www.who.int/csr/don/2009_02_24/en/index.html