segunda-feira, 18 de maio de 2009

Gripe suína e Gripe aviária, qual a diferença?

Apesar da gripe suína povoar os noticiários, e com razão, não podemos deixar de acompanhar o que ocorre com a gripe aviária. O H5N1 continua infectando pessoas, provocando mortes de crianças e adultos e causando prejuízos nos setores avícolas.

Mas qual a diferença das duas gripes? Para responder a essa questão, tenho que falar um pouco de como os vírus da gripe são nomeados e de sua estrutura.

A influenza é batizada de acordo com as propriedades das proteínas que existem em sua superfície. Existem três tipos de influenza, a influenza do tipo A, do tipo B e do tipo C. Os vírus do tipo B quase que exclusivamente infectam seres humanos e não possuem subtipos, os vírus do tipo C também infectam virtualmente somente pessoas e também não possuem subtipos. Mas os vírus do tipo A infectam uma gama muito grande de animais, entre eles estão as aves, os porcos, os cavalos, os felinos, focas, baleias, cachorros, e já foram encontrados anticorpos contra os vírus do tipo A até em serpentes.
É esse tipo que causa os problemas mais graves de saúde e são os vírus pertencentes ao tipo A que podem gerar uma pandemia.

Os vírus do tipo A ainda possuem subtipos devido as diferenças existentes entre as proteínas que mencionei.

Portanto a diferenciação dos tipos e feita através da estrutura do vírus e de suas proteínas externas.

A diferenciação dos subtipos ocorre dentro de um mesmo tipo e é feita de acordo com estas mesmas proteínas.

Os tipos B e C não possuem subtipos porque suas proteínas de superfícies são relativamente semelhantes entre os diferentes isolados independe do local e do ano em que foram identificados.

As proteínas externas do tipo A possuem grandes diferenças de modo que sua classificação é feita de acordo com estas diferenças.

As principais proteínas de superfície dos vírus da gripe são duas; a hemaglutinina e a neuraminidase.

Os vírus do tipo A possuem 16 diferentes hemaglutininas e 9 diferentes neuraminidases. Vamos a um exemplo a gripe suína é do tipo A do subtipo H1N1, ou seja, hemaglutinina do subtipo 1 e neuraminidase do subtipo 1, os vírus da gripe aviária são subtipo H5N1, portanto hemaglutinina do subtipo 5 e neuraminidase do subtipo 1.

Apesar do H5N1 ser chamado de gripe aviária, existem muitos outros subtipos que infectam aves e também podem ser chamados de gripe aviária. No entanto hoje quando se fala de gripe aviária está se falando do subtipo H5N1 devido aos surtos que este subtipo tem causado.

Além da diferença existente entre as proteínas superficiais dos vírus da gripe suína e dos vírus da gripe aviária existe também uma diferença na letalidade, enquanto a gripe suína mata menos de 0,5% das pessoas infectadas a gripe aviária mata cerca de 60% das pessoas que infectam. Outra diferença é que o vírus da gripe suína passa de uma pessoa para outra com facilidade e os vírus da gripe aviária dificilmente é transmitido dessa forma, a gripe aviária só infecta pessoas se elas tiverem contato próximo com aves infectadas ou aves que recentemente morreram devido a infecção pelo H5N1.

Concluindo, os vírus da gripe suína e da gripe aviária pertencem ao tipo A, porém são de subtipos diferentes, o primeiro é do subtipo H1N1 e o segundo é do subtipo H5N1. Em próximos posts falarei mais sobre as diferenças existentes entre os vírus da gripe do tipo A.

12 comentários:

  1. Olá, gostei do seu blog. Estou estudando as diferenças dessas gripes e gostaria de ter acesso a sua tese, é possível? Está disponível no scielo?
    Cynthia

    ResponderExcluir
  2. Oi Cynthia, fico contente que tenha gostado do blog. A minha tese não está concluída ainda, mas ficarei feliz em ajudar. Trabalho com o vírus da gripe já há alguns anos, minha dissertação de mestrado foi com a gripe humana. Mande-me um e-mail dizendo o que vc precisa, abraço. Meu e-mail é: golono@gmail.com.

    ResponderExcluir
  3. não entendi o que você quis dizer.

    ResponderExcluir
  4. quais são as diferenças?não entendi.

    ResponderExcluir
  5. me responda uai.meu nome é gabriela.

    ResponderExcluir
  6. Oi Gabriela, a diferença entre a gripe suína e aviária está na estrutura e no "comportamento" destes vírus. A gripe suína é do subtipo H1N1 e a aviária, do subtipo H5N1. O H e o N são proteínas que estão na superfície viral e estas são diferentes, principalmente no H onde um é H1 e o outro é H5. Mesmo o N sendo do subtipo N1 para os dois vírus, eles possuem diferenças devido a origem ter sido distinta. Outra diferença é que a gripe suína passa de uma pessoa para outra com facilidade, e a aviária é transmitida de uma ave diretamente para uma pessoa. A gripe suína é letal em aproximadamente 0,5% dos casos, e a aviária mata mais de 50% das pessoas infectadas. Estas são as diferenças básicas, para maiores informações entre neste post do blog (copie o link e cole no navegador).
    http://fluaviaria.blogspot.com/2009/05/comparativo-de-gripe-aviaria-e-gripe.html

    Espero ter ajudado, se tivermais dúvidas fique a vontade para perguntar. Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. mas que burrice, n tm mais o q fazer vai procurar uma rede social

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Olá ...muito esclarecedor, pois com essas notícias ref as gripes, ficamos meio confusos, mas enfim, pra mim esta bem claro.

    ResponderExcluir
  10. adorei !! bem claro e objetivo !!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sugestões, perguntas ou críticas.