quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A vacinação contra a gripe suína (H1N1) deveria continuar? Se sim, como?

Perguntas e respostas sobre a fase pós-pandêmica da gripe suína. Última parte. Continuação do post abaixo.
 
Vacina contra a gripe distribuída pelo Instituto Butantan

A vacinação contra a gripe suína (H1N1) deveria continuar? Se sim, como?

A OMS recomenda o uso da vacina da gripe para proteger as pessoas como uma medida segura e eficaz para reduzir as chances de desenvolver doença grave. É esperado que o vírus da gripe H1N1 continue a circular em todo o mundo por muitos anos, e muitas pessoas ainda estão suscetíveis à infecção.  O H1N1 causou, na maioria das vezes, doença grave ou fatal em pessoas mais jovens, pessoas com doenças crônicas e pessoas saudáveis. A predominância do quadro de doença grave se caracterizou por pneumonia viral o que normalmente não é comum de ocorrer com a gripe sazonal.  A OMS recomenda, em especial, vacinação para os trabalhadores de saúde e grupos de alto risco para doença grave.
 
A atual vacina sazonal trivalente inclui o vírus da gripe suína (H1N1), bem como as outras cepas sazonais (H3, B), e, portanto, protege contra todos os vírus da gripe sazonal esperado.  A vacina monovalente elaborada contra a pandemia só protege contra o vírus H1N1.
 
Uma vez que ninguém pode prever com precisão quais, ou quantos variantes, dos vírus influenza circulantes vão causar infecções, a vacina trivalente da gripe sazonal fornece maior proteção.  No entanto, em alguns lugares a vacina trivalente não está disponível e em tais circunstâncias, ainda é prudente que as pessoas sejam vacinadas contra a gripe suína utilizando a vacina monovalente e assim, prevenir doenças graves.

Artigo completo da OMS (em inglês)

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Agora que a pandemia terminou, a OMS ainda recomenda uso do oseltamivir (Tamiflu)?

Perguntas e respostas sobre a fase pós-pandêmica da gripe suína. Parte 7. Continuação do post abaixo.

Oseltamivir, preparado pela Farmanguinhos a partir do princípio ativo do Tamiflu. 
As orientações da OMS para o uso de medicamentos antivirais cobrem tanto a gripe sazonal como a gripe pandêmica e devem ser seguidas. Apesar de estarmos já no período pós-pandemia, o H1N1 ainda está circulando como um vírus de gripe sazonal e é provável que continuaremos a ver quadros de doença severa em indivíduos de maior risco, bem como de pessoas saudáveis.  O diagnóstico precoce e o tratamento adequado ainda são importantes.