quinta-feira, 18 de junho de 2009

Gripe aviária em Bangladesh.

A Organização Mundial de Saúde Animal, informou hoje, que Bangladesh registrou nos meses de abril e maio dois novos surtos de H5N1 em granjas comerciais. O primeiro surto começou no dia 11 de abril com a morte de 154 aves e o sacrifício de outras 2346 para a contenção da gripe aviária. O segundo surto começou no dia 10 de maio matando 180 aves, outras 1820 aves foram sacrificadas. As províncias afetadas foram Dhaka e Chittagong respectivemente. A fonte viral ainda é desconhecida.
http://www.oie.int/wahis/reports/en_fup_0000008203_20090617_182137.pdf

Atualização - Gripe Suína (A/H1N1)

Clique no gráfico para ampliar.
Dados atualizados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Acima, o gráfico mostra a progressão da doença. A linha azul representa a quantidade de casos, os últimos dados da OMS contam o total de 39.620 casos confirmados. A Linha vermelha mostra a progressão da quantidade de mortes, o último informe da OMS cita 167 mortes. A quantidade de países que possuem casos da gripe suína aumentou muito nesses últimos dois dias, passou de 76 para 88, ver linha verde do gráfico. A linha laranja mostra a quantidade de casos novos entre o último informe da OMS e o atual, o aumento foi de 3.692 casos novos, 9,3% de aumento. A linha rosa representa a taxa de letalidade, atualmente está em 0,42%, como tem ocorrido desde o início do monitoramento da gripe suína, a taxa vem caindo a cada informe. Neste último boletim a OMS informou que os números estão sujeitos a revisão e com isso podem ocorrer mudanças na quantidade de casos e mortes. Foi o que aconteceu, os Estados Unidos retiraram uma morte de suas estatísticas devido a um erro de atribuição.


No Brasil 96 casos foram confirmados pelo Ministério da Saúde, o estado mais atingido foi São Paulo com 34 casos, a surpresa é Santa Catarina com 24 casos, o segundo lugar em número de casos. Veja tabela abaixo.

Fontes: OMS e Ministério da Saúde.

http://www.who.int/csr/don/2009_06_17/en/index.html
http://portal.saude.gov.br/portal/aplicacoes/noticias/default.cfm?pg=dspDetalheNoticia&id_area=124&CO_NOTICIA=10321

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Alteração no alerta pandêmico vem acompanhado de salto de novo casos de gripe suína.

Quatro dias atrás, a Organização Mundial da Saúde (OMS), subiu o alerta pandêmico da fase 5 para a fase 6. A diferença entre as duas fases leva em conta somente o tamanho da área atingida. Poucos países, fase 5, muitos países, fase 6. Portanto, nada mudou em ralação a severidade da doença, o que mudou foi que o vírus atingiu países de diferentes regiões do mundo. No entanto, como previsto pela OMS, o vírus iria continuar sua disseminação pelo globo, e hoje, foi anunciado um salto de 6.259 casos novos, ou seja, um aumento de mais de 17%. Concluindo, em três dias a doença cresceu mais de 17%. Um avanço muito rápido da doença mesmo com os países se esforçando para conter o H1N1, diante deste quadro, a OMS diz que o avanço do vírus por todos os países é inevitável. Aqui no Brasil, segundo dados divulgado pelo Ministério da Saúde, já foram confirmados 69 casos de gripe suína. Segundo as análises da OMS, poderemos esperar muito mais casos. Será que os hospitais brasileiros vão conseguir lidar com o quadro que se apresenta?
Fontes: OMS e Ministério da Saúde.