quarta-feira, 8 de abril de 2009

Egito, três crianças infectadas com o H5N1.

A Organização Mundial da Saúde anunciou hoje mais três novos casos humanos de gripe aviária no Egito. As vítimas do H5N1 são três crianças, duas de dois anos e uma de seis anos. Todas elas tiveram contato com aves doentes ou mortas antes do início dos sintomas e nenhuma das pessoas que tiveram contato próximo com estas crianças contraíram o vírus.O primeiro caso é de um menino de dois anos de idade morador da cidade de Kom Hamada pertencentes à província de El Behira. Seus sintomas começaram no dia 27 de março, três dias depois o menino foi internado onde imediatamente começou o tratamento com o antiviral oseltamivir. Seu estado de saúde é estável.O segundo caso também é de um menino de dois anos de idade morador da mesma cidade do garoto citado acima. Ele foi identificado devido a investigações epidemiológicas realizadas no entorno da área residencial do garoto citado acima. Seus sintomas começaram no dia 31 de março e foi internado no dia 01/04 onde começou o tratamento com a administração de oseltamivir. Seu estado de saúde é estável.O segundo caso corrobora com a hipótese de que o número de casos humanos acometidos pelo H5N1 é subestimado, ou seja, muitas pessoas que contraem o vírus da gripe aviária acabam não sendo diagnosticadas e com isso, esses casos não são notificados pelas autoridades egípcias. Isso não ocorre apenas no Egito, com certeza outros países também possuem o numero de casos humanos e mesmo aviários subestimados. Esse menino só foi encontrado devido a uma investigação feita na região onde o garoto acima residia. Se não fosse isso, talvez o garoto fosse encaminhado a um hospital em uma fase mais avançada da doença diminuindo suas chances de recuperação. Outro dado que podemos tirar destes relatos é a existência de aves infectadas com o H5N1 sem notificação oficial. A província de El Behira não teve nenhum surto em aves notificado oficialmente este ano, mas é obvio que estes surtos existem. Na verdade o Egito não notificou nenhum surto este ano em qualquer região do país. De fevereiro de 2006 a junho de 2008 foram notificados oficialmente 1047 surtos com a perda de mais de 10 milhões de aves. O vírus é considerado endêmico em todo o país.
http://www.oie.int/downld/AVIAN%20INFLUENZA/Egypt_followup7_final%20report.pdf

O terceiro caso relatado pela Organização Mundial da Saúde foi o de um menino de 6 anos de idade. O garoto morador da província de Qaliobia desenvolveu os sintomas no dia 22 de março e foi internado no dia 28 de março. O tratamento com oseltamivir demorou a ser ministrado e só começou no dia 03 de abril. A criança teve contato com aves doentes ou mortas antes do início dos sintomas. Seu estado de saúde é crítico.
http://www.who.int/csr/don/2009_04_08a/en/index.html


Em laranja estão marcadas as províncias que tiveram casos humanos de H5N1 este ano. Em vermelho estão marcada as províncias com os casos mais recentes de gripe aviária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sugestões, perguntas ou críticas.