quinta-feira, 26 de março de 2009

H5N1 - Transmissão, Sintomas e Tratamentos da Gripe Aviária.

A transmissão do H5N1 para pessoas ocorre pelo contato direto com aves contaminadas ou recentemente mortas pela doença. Como o vírus da gripe aviária não é eficiente na infecção de células humanas sua transmissão entre pessoas até o momento foi rara e isolada. Por este mesmo motivo a transmissão é dificultada pelo contato indireto. As aves contraem o vírus facilmente através de equipamentos, ambiente ou veículos contaminados, as pessoas não. Portanto para uma pessoa contrair a doença é necessário a sua exposição a uma alta carga viral só encontrada nas próprias aves infectadas.

Esta figura ilustra os modos de transmissão. As setas vermelhas indicam as vias de transmissão do H5N1. As setas circulares indicam que o vírus está circulando nas aves portadoras, sejam elas selvagens ou domésticas. Frangos e codornas geralmente morrem rapidamente, cerca de 24 horas do início dos sintomas. As setas pontilhadas indicam prováveis vias de transmissão viral às pessoas, no entanto estas vias ainda não foram completamente elucidadas.

Os sintomas são semelhantes com os sintomas provocados pelos vírus da gripe comum, no entanto tendem a se agravar com o decorrer dos dias. Os sinais clínicos da doença são: febre alta, acima de 38 graus, tosse, dores musculares, de cabeça, de garganta e dificuldades respiratórias. Normalmente os casos de pessoas infectadas com o H5N1 progridem rapidamente para um quadro de pneumonia dupla. As complicações clínicas incluem insuficiência respiratória aguda, insuficiência cardíaca e em menor proporção disfunção renal. Abaixo links para um trabalho científico realizado com 26 pacientes chineses (em inglês).

Radiografias de tórax tiradas de um homem de 35 anos. A radiografia mostrada na figura A foi tirada no sexto dia após o início dos sintomas, na figura B a radiografia foi tirada no vigésimo terceiro dia da doença.

O tratamento para os pacientes com gripe aviária é feito para combater os sintomas e o vírus ao mesmo tempo. Para o tratamento dos sintomas são utilizados, basicamente, medicamentos de combate a dor, antiinflamatórios e antibióticos para a prevenção de infecções bacterianas. Quando o quadro clínico piora, procedimentos para a manutenção da vida são implementados, entre eles a entubação. Para combater o vírus da gripe, alguns antivirais são utilizados, entre eles estão: amantadina e rimantadina (inibem a liberação do material genético viral no interior das células hospedeiras), ribavirina (interfere na produção do material genético do vírus), oseltamivir e zanamivir que atuam na inibição da neuraminidase que é uma proteína que fica na superfície do vírus. A neuraminidase atua no desligamento das partículas virais nascentes de suas células genitoras e favorece que estes infectem novas células no interior do hospedeiro. Portanto o oseltamivir e o zanamivir impedem ou pelo menos diminuem a capacidade dos vírus da gripe de infectarem novas células no interior do paciente. Destes dois, o oseltamivir parece ser o mais eficaz dos antivirais e é também o mais utilizado nos pacientes infectados com o H5N1.

terça-feira, 24 de março de 2009

Egito, oitavo caso humano de gripe aviária.

Foi informado dia 23/o3/09, pela Organização Mundial de Saúde, mais um caso de infecção humana pelo vírus da gripe aviária no Egito. Desta vez, diferente de todas as outras ocorridas neste ano, foi um mulher de 38 anos que contraiu a doença, todos os outros casos haviam sido de crianças pequenas. A mulher é moradora da província de Assiut e seus sintomas começaram no dia 14 de março, mesmo dia de sua internação. Ela está sendo tratada com oseltamivir, um antiviral específico para o vírus da gripe. A moça teve contato com aves doentes e mortas antes do início dos sintomas que compreendeu dores de cabeça e febre. Seu estado de saúde permanece estável. Dos oito casos de gripe aviária acometendo pessoas no Egito, nenhuma veio a óbito. O início rápido do tratamento com o oseltamivir neste e nos outros casos parece que está dando resultados e salvando a vida dos pacientes. Abaixo está o mapa das províncias que apresentaram casos humanos de gripe aviária. Em vermelho está à província que apresentou o caso de gripe aviária mais recente, as províncias marcadas em laranja são aquelas que apresentaram casos humanos da doença este ano mas em datas anteriores.
http://www.who.int/csr/don/2009_03_23a/en/index.html

Se o sistema de saúde Egípcio está trabalhando bem nos casos de gripe aviária humana, o mesmo não se pode falar do monitoramento dos surtos de H5N1 em aves. Neste ano o Egito ainda não fez nenhuma notificação oficial de gripe aviária nos plantéis avícolas do país. Este dado chama a atenção porque em todos os oito casos humanos de gripe aviária a fonte do vírus foram aves doentes e mortas. Como pode as pessoas terem contraído a doença de aves infectadas sem que o governo Egípcio notificasse a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Parece que só se encontra aves infectadas depois que o vírus acomete as pessoas. O Egito tem que intensificar o monitoramento das aves para evitar que novas pessoas se infectem. Essa aparente omissão do governo não se justifica, já que metade de sua população vive na zona rural de um país que possui menos de 4% do seu território viável para a agricultura.