sábado, 15 de agosto de 2009

Gripe Suína. Volta às aulas, volta à preocupação.

Segunda feira (17/08) recomeçam as aulas para mais de 11 milhões de alunos dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. A escola possui um ambiente favorável para a disseminação da gripe, aglomeração de pessoas em ambientes comuns, uso compartilhado de bebedouros e banheiros e a maior susceptibilidade da criança e o maior tempo de transmissão infantil em relação ao adulto, a criança transmite a gripe por mais tempo. Outro problema que se origina na escola é que a criança que se infecta passa a disseminar o vírus em casa, na Igreja, clube, cinema entre outros locais. Devido aos motivos citados aliado ao pico da gripe sazonal, que ocorre antes do meio de agosto, é que as autoridades decidiram adiar a volta às aulas. O maior período de férias foi utilizado para o treinamento de professores e funcionários em prevenção da gripe suína.
Mas o que fazer para proteger as crianças e a sociedade como um todo? Se nada for feito, uma nova onda de transmissão poderá ocorrer e fazer com a gripe suína circule na população por mais tempo que o esperado.
As medidas escolares para a prevenção da transmissão da gripe suína nas dependências da escola são:
1 - Manter a sala de aula ventilada. Portas e janelas abertas.
2 - Disponibilização de material de higienização das mãos, carteiras e materiais escolares (álcool e sabonetes líquidos).
3 - Utilização de copos descartáveis ou pessoais trazidos de casa para a ingestão de líquidos.
4 - Identificação de crianças com sintomas e seu isolamento até a chegada dos pais.
5 - Limpeza frequente dos locais comuns como cantinas, refeitórios, banheiros entre outros.
6 - Limpeza frequente de equipamentos/objetos de uso comum como maçanetas, corrimões, telefones públicos, torneiras, armários, material de educação física e outros.
7 - Disponibilizar aos alunos lixeiras de preferência com acionamento através de pedais para a dispensa de lenços, copos e outro materiais descartáveis de uso pessoal.
8 - Instruir alunos e pais sobre medidas de prevenção na casa do estudante.
Com certeza existem outras medidas de prevenção, e aqui vale o bom censo de cada diretor escolar quanto as medidas a serem tomadas na prevenção de forma adequada as necessidades de cada escola.

Medidas que os país devem tomar na prevenção da transmissão do vírus da gripe suína:
1 - Não enviar seus filhos a escola se estiverem com sintomas de gripe. Crianças abaixo de 12 anos devem ficar em casa por quatorze dias a contar do início dos sintomas, estudantes maiores devem ficar em casa por 7 dias.
2 - Instruir os filhos quanto à correta higienização das mãos e evitar levar as mesmas ao rosto.
3 - Os pais devem ficar atentos a orientação passada pelas secretarias de educação, por exemplo, as escolas irão pedir para que as crianças evitem o beijo e abraço entre colegas, bem como, compartilhar alimentos trazidos de casa. Os pais devem reforçar em casa as orientações escolares.
4 - Instruir seus filhos sobre a prevenção dentro dos meios públicos de transporte. As medidas são de limpeza das mãos, cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar com lenço descartável, na ausência deste, pode ser utilizada a manga da camiseta na dobra do cotovelo, isso evita que a mão da criança fique contaminada e esta possa contaminar tudo o que tocar. Essa instrução também é válida para adultos. Instruir o estudante para que este evite levar a mão ao rosto. Existem muitas outras medidas que podem ser aplicadas em cada situação, os pais devem ficar atentos.
Nenhuma medida colocada aqui deve ser feita com alarmismo, mas ao contrário, devem ser incorporadas como medidas normais e rotineiras. Abaixo está um vídeo sobre a prevenção nas escolas. O vídeo foi feito pelo governo do Paraná.



Fontes:

1 - Educação UOL.
2 - Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul.
3 - Rio contra Gripe A.
4 - Nova Gripe, site do Governo do Estado do Paraná.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Gripe suína, Chegou minha vez.

Desde sábado que estou com uma febre constante. Domingo ela atingiu o pico de 39,1 °C. Estou tratando apenas com dipirona e paracetamol para o combate da febre, mas não está resolvendo totalmente, pois, a febre melhora, mas fica sempre acima de 37,5°C. Além da febre, estou com tosse, mal estar, dor no corpo e enjôo. Ainda não fui ao médico, mas irei hoje. Depois escrevo o que aconteceu. De fato, como ainda não fui ao médico, não tenho certeza de que é gripe suína, e talvez eu nunca venha a saber. O fato é que nunca tive uma gripe tão forte e com febre tão persistente.