quarta-feira, 8 de abril de 2009

Egito, três crianças infectadas com o H5N1.

A Organização Mundial da Saúde anunciou hoje mais três novos casos humanos de gripe aviária no Egito. As vítimas do H5N1 são três crianças, duas de dois anos e uma de seis anos. Todas elas tiveram contato com aves doentes ou mortas antes do início dos sintomas e nenhuma das pessoas que tiveram contato próximo com estas crianças contraíram o vírus.O primeiro caso é de um menino de dois anos de idade morador da cidade de Kom Hamada pertencentes à província de El Behira. Seus sintomas começaram no dia 27 de março, três dias depois o menino foi internado onde imediatamente começou o tratamento com o antiviral oseltamivir. Seu estado de saúde é estável.O segundo caso também é de um menino de dois anos de idade morador da mesma cidade do garoto citado acima. Ele foi identificado devido a investigações epidemiológicas realizadas no entorno da área residencial do garoto citado acima. Seus sintomas começaram no dia 31 de março e foi internado no dia 01/04 onde começou o tratamento com a administração de oseltamivir. Seu estado de saúde é estável.O segundo caso corrobora com a hipótese de que o número de casos humanos acometidos pelo H5N1 é subestimado, ou seja, muitas pessoas que contraem o vírus da gripe aviária acabam não sendo diagnosticadas e com isso, esses casos não são notificados pelas autoridades egípcias. Isso não ocorre apenas no Egito, com certeza outros países também possuem o numero de casos humanos e mesmo aviários subestimados. Esse menino só foi encontrado devido a uma investigação feita na região onde o garoto acima residia. Se não fosse isso, talvez o garoto fosse encaminhado a um hospital em uma fase mais avançada da doença diminuindo suas chances de recuperação. Outro dado que podemos tirar destes relatos é a existência de aves infectadas com o H5N1 sem notificação oficial. A província de El Behira não teve nenhum surto em aves notificado oficialmente este ano, mas é obvio que estes surtos existem. Na verdade o Egito não notificou nenhum surto este ano em qualquer região do país. De fevereiro de 2006 a junho de 2008 foram notificados oficialmente 1047 surtos com a perda de mais de 10 milhões de aves. O vírus é considerado endêmico em todo o país.
http://www.oie.int/downld/AVIAN%20INFLUENZA/Egypt_followup7_final%20report.pdf

O terceiro caso relatado pela Organização Mundial da Saúde foi o de um menino de 6 anos de idade. O garoto morador da província de Qaliobia desenvolveu os sintomas no dia 22 de março e foi internado no dia 28 de março. O tratamento com oseltamivir demorou a ser ministrado e só começou no dia 03 de abril. A criança teve contato com aves doentes ou mortas antes do início dos sintomas. Seu estado de saúde é crítico.
http://www.who.int/csr/don/2009_04_08a/en/index.html


Em laranja estão marcadas as províncias que tiveram casos humanos de H5N1 este ano. Em vermelho estão marcada as províncias com os casos mais recentes de gripe aviária.

A gripe aviária causa mais uma morte no Vietnam.

Foi relatado hoje pela Organização Mundial da Saúde mais uma morte causada pela gripe aviária no Vietnam. A vítima do H5N1 foi um garoto de 3 anos de idade morador da província de Dong Thap. Ele desenvolveu os sintomas no dia 12 de março e no dia seguinte foi hospitalizado. No dia 19 de março o menino veio a óbito, apenas sete dias após o início dos sintomas. O garoto mostrou um histórico de contato próximo com aves doentes e mortas antes de manifestar os sinais da gripe aviária.
http://www.who.int/csr/don/2009_04_08/en/index.html

A província de Dong Thap fica na região sul do Vietnam, próximo a outras províncias que tiveram surtos de H5N1 em aves este ano. A província tem região de fronteira com o Camboja, país também afetado pela gripe aviária.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Laos se diz livre do H5N1.

A República Democrática Popular do Laos se diz livre do vírus H5N1. Em um informe mandado para a Organização Mundial de Saúde Animal, o Laos, reportou que o último surto que ocorreu no país se iniciou no dia 30 de janeiro de 2009 e que até o dia 04 de abril não havia sido detectado mais nenhum caso de gripe aviária no país. Para conter o surto ocorrido em janeiro o Laos sacrificou 2584 aves e outras 730 morreram devido a infecção pelo H5N1. A fonte viral que provocou o surto de janeiro é desconhecida, no entanto a hipótese mais provável é que o vírus tenha entrado no país através de movimentação ilegal de animais.
O Laos faz fronteira com Mianmar, Camboja, China, Tailândia e Vietnam, os três últimos citados tiveram surtos de H5N1 este ano, portanto o Laos tem que ter um controle de fronteira muito bom para evitar que aves contaminadas entrem no país. Acho que este controle de fronteiras não seja um problema já que o Laos é um país comunista e por tradição, países comunistas possuem um regime de fronteiras muito rígido.