quinta-feira, 30 de abril de 2009

Casos confirmados nos Estados Unidos.

Mapa dos casos de gripe suína.

fonte: Folha de São Paulo online.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u558440.shtml

Primeiro caso de gripe suína confirmada na América do Sul.

O Peru confirmou na quarta feira o primeiro caso de gripe suína no país. Oscar Ugarte, ministro da Saúde da Peru, informou que este caso é o de uma argentina de 27 anos que mora na Flórida e que chegou ao país em um vôo vindo do México. O ministro também anunciou a suspensão de todos os vôos comerciais que saem do México em direção ao Peru. Esta notícia foi veiculada pela Folha de São Paulo.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u558268.shtml

No entanto, o jornal Estado de São Paulo trouxe informações diferentes. Segundo este jornal, a moça argentina esteve por alguns dias no México e que pegou um vôo que saiu do Panamá com destino direto para Buenos Aires. O Avião só aterrissou em Lima, no Peru, porque a tripulação percebeu que a moça estava espirrando muito e tinha febre alta.

Gripe Suína, alerta pandêmico sobre para fase 5.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) subiu de fase 4 para fase 5 de alerta pandêmico. Isto ocorreu devido à rápida disseminação do vírus para vários países do mundo. Só para fazermos uma comparação, o alerta pandêmico para a gripe aviária é de fase 3. A OMS criou o sistema de fases pandêmico para orientar as ações e a preparação dos países em relação a uma possível pandemia de gripe. Cada fase propõe um grupo de ações diferentes conforme a fase de alerta pandêmico, entraremos em detalhes em outro post. A fase de alerta pandêmico 5 é caracterizada pela disseminação viral em pelo menos dois países pertencentes à mesma região definida pela OMS. Enquanto a maioria dos países não é afetada neste estágio, a declaração de fase 5 é um forte sinal de que a pandemia é iminente e, portanto o tempo para finalizar a organização, comunicação e implementação de medidas de contenção é curto. Veja o gráfico abaixo.

http://www.who.int/csr/disease/avian_influenza/phase/en/index.html

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Gripe suína, confirmada primeira morte nos Estados Unidos.

Enquanto todos estavam de olho na gripe aviária, foi a gripe suína que surpreendeu a todos. Nos Estados Unidos a epidemia de gripe suína está se agravando. Foi confirmada hoje a primeira morte em solo americano. Ainda não tenho detalhes da pessoa que morreu nos Estados Unidos, foi informado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, sigla em inglês) em seu site que a morte ocorreu no estado do Texas. Os casos mais recentes da doença e a primeira fatalidade no país sugerem que pode surgir nos Estados Unidos casos mais graves da doença, com isso, é esperado que o vírus continue a se disseminar e a causar mais mortes nos próximos dias e semanas. Até o momento foram confirmados 91 casos da doença no país.