terça-feira, 19 de maio de 2009

Gripe suína e a gripe comum, qual a diferença se ambos são H1N1? Histórico do subtipo H1N1.

Muitas pessoas devem ter dúvidas sobre as diferenças entre a gripe suína e a gripe comum se ambas pertencem ao subtipo H1N1.
A diferença entre o H1N1 da gripe comum e a gripe suína esta em suas proteínas de superfície que apesar de serem do mesmo subtipo possuem diferenças suficientes em sua estrutura para impedir que o sistema imunológico do hospedeiro reconheça este novo vírus e o combata. É também devido a essas diferenças que a vacina da gripe comum, que é dada todos os anos, não protege contra a gripe suína mesmo que ambas sejam do subtipo H1N1. Vamos a um breve histórico para ver as diferenças de "comportamento" do subtipo H1N1 ao longo da história.
Para explicar quais são as essas diferenças temos que voltar em 1917, um ano antes da grande pandemia que matou mais de 40 milhões de pessoas no mundo e varreu do mapa vilarejos inteiros. Em 1917 houve uma epidemia ou talvez pandemia, nãos existem dados muito claros sobre isso, provocada por um novo subtipo de vírus da influenza, este novo vírus é um H1N1, só que naquele ano este vírus causava apenas quadros leves de gripe, talvez tenha sido exatamente como hoje, acometimento de um grande número de pessoas, mas com baixa letalidade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a gripe suína já acometeu perto de 10 mil pessoas e matou 79 pessoas isto dá 0,8% de letalidade (http://www.who.int/csr/don/2009_05_19/en/index.html). Voltando em 1917, uma gripe que foi também de origem suína onde alguns cientistas afirmam que ela surgiu nos Estados Unidos, ou seja, existem três semelhanças entre a gripe suína de hoje e aquela surgida em 1917. As três semelhanças são: Ambas são do subtipo H1N1, ambas surgiram na América do Norte e ambas vieram de suínos. Mas o interessante é que quem contraiu a gripe de 1917 não pegou a gripe de 1918, a terrível gripe espanhola. Não pegaram porque a gripe espanhola pertence também ao subtipo H1N1. Como em 1917 as mortes foram poucas, esta gripe não chamou a atenção, mas foi ela que imunizou muitas pessoas que passaram incólume pela gripe espanhola. Bem, aí a gripe de 1917 se transformou e em 1918 se tornou uma doença com alto potencial de matar as pessoas. Em dois anos ela se espalhou pelo globo e aniquilou mais de 4o milhões de pessoas. Só no Rio de Janeiro, então capital do Brasil, a gripe espanhola matou mais de 14 mil pessoas (http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=815&sid=7).
Em 1920 a gripe espanhola sumiu do mapa, desapareceu como se nunca tivesse existido, no entanto, deixando em seu encalço uma fileira de mortos. Tantos doentes e mortos, que no Rio de Janeiro, já não tinha que fizesse caixões, abrisse as covas, enterrasse aqueles que morreram ou atendesse os doentes. Foi um caos que paralisou os serviços necessários de uma vida normal em sociedade. A gripe espanhola sumiu em 1920, mas a história não acaba aqui. Em 1977 ela ressurgiu e foi chamada de gripe russa. A gripe russa que também do subtipo H1N1 infectou principalmente crianças e jovens, sendo os mais velhos menos afetados devido à imunidade adquirida contra este subtipo durante a gripe espanhola. O número de mortes foi pequeno neste ressurgimento do subtipo H1N1, no entanto este subtipo se estabeleceu na população humana e está circulante até hoje, só que hoje esse vírus hoje é comum e não assusta ninguém. Este vírus faz parte da vacina de gripe que dada todos os anos aos idosos aqui no Brasil.
Quando todos os que trabalham com vírus da gripe estavam de olho na gripe aviária, (H5N1) foi novamente o H1N1 que surpreendeu a todos surgindo de repente, matando várias pessoas no México e trazendo preocupação ao mundo. No início, ninguém tinha informações precisas e todos estavam temerosos do surgimento de uma nova pandemia desastrosa como foi à espanhola. O pânico inicial parece ter passado, mas vamos no lembrar do começo dessa nossa história. Não foi assim que o vírus da gripe espanhola surgiu? Em 1917 o subtipo H1N1 surgiu, espalhou-se pela população, porém sem causar muitas mortes, começou mansinho e um ano depois, se tornou extremamente mortal.
Não parece que isto está acontecendo agora? Estão todos de olho nas taxas de letalidade para verem se este novo surgimento do H1N1 está se tornando uma nova gripe espanhola. A diferença de 1918 e hoje, é que naquela época ninguém sabia da existência de vírus e hoje nós até conhecemos seu material genético e podemos produzir vacinas e tratar os doentes. Estamos de olho, porque o pior pode ainda estar por vir.

Ps. A gripe espanhola recebeu este nome porque a Espanha foi o primeiro país da época a noticiar o surgimento de uma doença respiratória altamente letal. Vamos lembrar que em 1918 estava em curso à primeira guerra mundial, e os demais países escondiam a existência da doença para não mostrarem fraqueza frente a seus inimigos temendo que estes pudessem usar esse momento para lançarem um ataque. Foi também devido à primeira guerra mundial que a gripe se espalhou pelo mundo acompanhando a movimentação das tropas seja em combate seja em retorno a seus países de origem. A gripe chegou ao Brasil, mais precisamente em Pernambuco, devido ao retorno de um navio brasileiro que estava em atividade militar em Dakar na África. Durante a primeira guerra mundial o Brasil entrou na guerra e foi solicitado a ele que enviasse uma divisão naval para patrulhar a costa noroeste da África a partir de Dakar e o Mediterrâneo para evitar a ação de submarinos inimigos (http://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_Guerra_Mundial).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sugestões, perguntas ou críticas.