domingo, 12 de julho de 2009

Gripe Aviária. Três novos casos no Egito.

A gripe aviária não desapareceu. Apesar do H5N1 não estar na mídia, este vírus continua provocando novos casos. E vale relembrar, que a preparação feita pelos países para enfrentar uma pandemia de gripe, foi feita para a gripe aviária. Inclusive o Brasil que construiu uma fábrica de vacinas, tendo em vista a ameaça do H5N1. Os novos casos de gripe no Egito foi divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no dia 01 de julho.
O Primeiro caso foi o de um garoto de um ano de idade, morador do distrito de Domiat. Seus sintomas se iniciaram em 1 de junho, foi internado no dia seguinte e liberado dia 09 de mesmo mês devido sua recuperação.
O segundo caso foi o de uma menina de 4 anos, moradora da província de Dakhlia. Ela foi internada dia 06 de junho, um dia depois do início dos sintomas, ela recebeu alta no dia 16.
Outro menino de um ano foi o terceiro caso este mês a ser acometido com a gripe aviária. Ele é morador da província de Kefr El Sheikh, seus sintomas começaram dia 15 de junho e foi encaminhado ao hospital dia depois. Seu estado de saúde é estável.
Todas as crianças foram tratadas com Tamiflu.

No mapa estão em vermelho, as províncias que apresentaram os casos humanos de gripe aviária mais recentes, e em laranja as demais províncias que relataram casos de H5N1 em 2009. Note que os três casos pertencem a três províncias vizinhas, isto é, o vírus pode ser endêmico no norte do país, já que a maioria dos casos recentes têm ocorrido na região.

Fonte OMS.
http://www.who.int/csr/don/2009_07_01/en/index.html