sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Pra saber +

No blog eu coloco notícias, arquivos para download, indicações de sites e também explicações e informações sobre o vírus da influenza propriamente dito. Para separar, eu coloquei um botão (veja abaixo) ao lado direito da página onde ficarão guardadas todas as informações sobre o vírus da gripe. Isto facilita para as pessoas que querem aprender mais sobre o vírus, mas não querem percorrer todos os posts para encontrar as informações básicas. Para encontrar todos os posts sobre o vírus da gripe basta clicar no botão "Saber +" para que somente os posts explicativos sejam mostrados.




quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Expansão do vírus da gripe aviária pelo mundo.

Animação produzida pela MSNBC, site americano de TV. Clique em play para assistir. Os dados apresentados vão até fevereiro de 2008 apenas, mas é interessante para vermos a progreção do H5N1. Para ver a animação em tamanho grande clique aqui.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

China anuncia novos casos. Mapa atualizado.

Foi anunciado nesta terça feira 3 novos casos humanos de gripe aviária. O primeiro caso anunciado foi o de uma mulher de 31 anos moradora da província autônoma de Xinjiang. Os sintomas se iniciaram em 10/01, sua morte foi confirmada em 23 de janeiro. A indicação da fonte da sua infecção foi uma visita recente a um mercado que comercializa animais vivos. Até o momento, outras pessoas não foram infectadas devido a contatos com esta paciente ou outros visitantes e trabalhadores do mercado.
O segundo caso foi o de um homem de 29 anos morador da província de Guizhou. Seus sintomas começaram no dia 15 de janeiro, ele ainda permanece internado em estado crítico de saúde. A fonte de sua contaminação, segundo investigações, indica, novamente, um mercado que comercializa animais vivos.
O terceiro caso foi o de um rapaz de 18 anos morador da província de Guangxi. Os sintomas começaram em 19 de janeiro, no dia 26/01 foi confirmada sua morte. A fonte de sua infecção foi sua exposição recente a aves doentes e mortas. Todas as pessoas que tiveram contatos com o rapaz estão sendo monitoradas e até a presente data, todos permanecem saudáveis.
Dos 37 casos confirmados de gripe aviária em pessoas na China, 25 foram fatais.
.
.
Abaixo mapa atualizado. As provícncias que tiveram casos de humanos de H5N1 estão em vermelho.







.
.
No mapa podemos ver como o vírus da influenza (H5N1) está se disseminando na China. Em vermelho vemos as províncias onde pessoas foram infectadas. Não seria inesperado se as províncias vizinhas das que tiveram casos humanos fossem as próximas a apresentar novos casos, especialmente as províncias do sul chinês.