quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Gripe suína. Gráfico da quantidade de mortos e da mortalidade no Brasil.

O número de mortos no Brasil provocados pelo vírus da gripe suína é, até o momento, de 650 mortes. Veja abaixo o gráfico da distribuição dos óbitos por estados, clique no gráfico para ampliar.

A quantidade de mortos causada pela gripe suína é um dado importante, no entanto, mais importante é a taxa mortalidade da gripe suína. A taxa de mortalidade nós exatamente a medida do quão grave é uma doença e com ela é possível comparar com os dados de outros estados e países, a quantidade de mortes é um dado que não permite fazer essa comparação. A taxa de mortalidade é calculada por meio da seguinte fórmula:

M*P/R


M = quantidade de mortes; P=população pela qual se quer expressar a quantidade de mortes; R = a quantidade de pessoas moradora de uma região, que pode ser um bairro, um hospital, uma cidade, um estado e assim por diante.

O P, no caso da gripe suína é de 100.000 pessoas e o R representa a população de um estado. Vamos utilizar o estado do Paraná para utilizarmos como exemplo: a quantidade de mortes do Paraná é 195 e a população do estado é de 10.560.169, portanto 195*100.000/10.560.169 é = 1,84, o resultado representa a quantidade de mortes para cada grupo de 100 mil pessoas, se P fosse representado por 1 milhão de pessoas, o resultado da nossa fórmula seria; a taxa de mortalidade é de 18,4 mortes para cada 1 milhão de pessoas. Este cálculo foi repetido para cada estado, veja o gráfico (clique para ampliar).


O estado que possui maior taxa de mortalidade do Brasil é o Paraná, praticamente o dobro da do Rio Grande do Sul e o triplo da de São Paulo. A meu ver, está alta taxa de mortalidade do Paraná não está refletindo a capacidade de matar do vírus da gripe, está refletindo a agilidade na análise das amostras. Enquanto nos demais estados, que dependem dos laboratórios de referência, a demora para a realização do exame demora até 15 dias, no Paraná, que faz seus próprios exames, a demora não passa de 48 horas. Quando a primeira onda da gripe suína passar, e todos os exames forem realizados, a taxa de mortalidade dos estados do sul e do sudeste do país vai ser semelhante à taxa de mortalidade do estado do Paraná.