quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Gripe Suína. Cuidado com falsos e-mails.

Alinhar ao centroEstão circulando na internet e-mails falsos sobre a gripe suína. São 11 mensagens falsas diferentes, veja abaixo:

1 - Com o remetente de notícias@globo.com, diz que a Xuxa está com gripe suína e que passou mal durante as filmagens, e pede para a pessoa clicar em um link para ver o vídeo, ao fazer isso, uma página falsa do youtube se abre e diz que a versão flash do computador da pessoa está desatualizada, e apresenta a opção para fazer a atualização do flash, ao clicar no link, um software malicioso denominado de TR/Crypt.FKM.Gen é instalado no sistema.

2 - O remetente deste e-mail é saúde.gov@cabrasnet.com. Com o título de CUIDADO!!! - Emergência, pede que a pessoa clique no link que deveria conter um manual e um vídeo sobre prevenção à gripe suína. Ao fazer isso a pessoa é direcionada a um software malicioso denominado de Trojan.Heur.qeZ@r9uTsXiGi.

3 - Este falso e-mail é enviado do endereço luis@medicina.com.br. Este e-mail diz que o link leva a uma imagem que explica o motivo dessa gripe ser chamada de gripe suína, o link aponta para um trojan de nome Downloader.Win32.Agent.cmbw.

4 - De "G1 - O Portal de Notícias" alerta@g1.com.br, este e-mail diz que o link leva a fotos do que ocorre a pessoa com gripe suína, incluindo a fase terminal e como se prevenir, mas na verdade o link instala um programa malicioso chamado de TrojanDownloader:Win32/Delf.GK.

5 - Com o remetente Ministério da Saúde (siqueiracampospv@mgcred.com.br) e assunto Campanha para prevenção contra GRIPE A H1N1(SUINA), com um link que deveria conter informações sobre a pandemia, mas que na verdade encaminha o usuário a programa malicioso denominado de Trojan.Crypt.Delf.AH.

6 - O remetente deste falso e-mail é: alerta@portal.saude.gov.br. O corpo da mensagem traz números sobre o alastramento do vírus pelo Brasil. Os links incluídos no meio das informações levam a uma página com conteúdos maliciosos

7 - Com o remetente saudepublica@ametista.bireme.br, este e-mail traz supostas imagens que mostrariam fotos de pacientes infectados com a gripe suína e que o Governo estaria escondendo informações da população. O link na mensagem leva a um software malicioso denominado de Trojan.Downloader.Banker.CJ.

8 - msaudebrasil.com@sv.dhammathai.org é o remetente deste e-mail falso. Como assunto está: Surge primeira ameaça do vírus (gripe) no Brasil!!! Com texto explicando quais são as atitudes que o governo está tomando para controlar o avanço da gripe suína e com um link para um suposto vídeo da Organização Mundial da Saúde, mas que na verdade leva o usuário a um programa malicioso identificado como Trojan.Win32.Agent2.jaj.

9 - De glaucianovaes@gmail.com, este e-mail diz conter um mensagem de uma vítima da gripe suína e que contém links que supostamente levaria a pessoa a dois documentos que teriam informações a respeito da doença, mas que na verdade leva a um site malicioso.

10 - Com o remetente de noreply@noc.anvisa.br, o e-mail é uma suposta mensagem da ANVISA reportando o primeiro caso de gripe suína no Brasil, o link com detalhes sobre o caso leva a pessoa a um conteúdo malicioso.

11 - O remetente deste e-mail é: atencao@alertaurgente.net. A mensagem contém supostas notícias e um apelo divulgados pelo site G1 da Globo, mostrando como é a fase terminal de um infectado pelo vírus da gripe suína. Os dois links com as supostas fotos levam a pessoa a um software malicioso chamado de BehavesLike:Trojan.Downloader. O incrível desta última mensagem é que ela é de 24 de abril, data do primeiro boletim sobre a gripe suína publicado pela Organização Mundial da Saúde. Os hackers agem muito rápido e aproveitam a disseminação da gripe suína para espalharem seus próprios vírus de computador.
Muitos destes programas maliciosos tem como objetivo capturar senhas de bancos e números de cartão de crédito.

As agências governamentais não mandam e-mails, por isso fiquem atentos se receberem algum e-mail do gênero. Alguns e-mails trazem uma URL curta semelhante aos links do Twitter para induzir as pessoas a acessar o link.

Você já recebeu algum falso e-mail com assuntos sobre a gripe suína? Conte para nós, assim poderemos alertar as pessoas sobre novos modelos de e-mails maliciosos.

Para mais informações entrem no link da primeira fonte abaixo e vejam o print screen das mensagens.

Fontes:

1 - Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança.

2 - IDG Now.