sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Gripe Suína. Tamiflu volta a ser vendido nas farmácias.

De acordo com jornalismo da TV cultura, o Tamiflu (fosfato de oseltamivir), volta a ser vendido nas farmácias de todo o Brasil (veja o vídeo). Mas e aí, devemos comprar o remédio para o próximo ano? A meu ver, em princípio, não devemos comprar o medicamento. O governo prometeu a compra de 73 milhões de doses da vacina contra o vírus H1N1. E o Instituto Butantan começará a fabricação própria da vacina, portanto a expectativa é que esse número aumente muito até o próximo inverno, além do mais, os novos testes mostraram que apenas uma dose da vacina será suficiente para a proteção, anteriormente, a expectativa era de que seriam necessárias duas doses para que a pessoa ficasse imunizada. Se esse fosse o caso, as 73 milhões de doses seriam suficientes para 36 milhões e meio de pessoas. Com essa boa notícia, estarão protegidas até o próximo inverno 38,2% da população, sem contar com as vacinas que serão produzidas pelo Instituto Butantan.
As vacinas serão dadas aos profissionais de saúde, pessoas com idade acima dos 60 anos, menores de 2 anos e demais indivíduos pertencentes ao grupo de risco. Fora isso, o governo também está comprando 11,2 milhões de tratamentos. Portanto, não será necessária a compra do Tamiflu nas farmácias, mesmo porque este tem validade de apenas dois anos e é caro.


domingo, 6 de setembro de 2009

Gripe Suína. Quantidade de casos graves em declínio no Brasil.

Quantidade de casos de síndrome respiratória aguda (SRAG) grave provocadas pela gripe suína caiu pela terceira semana consecutiva. Na semana epidemiológica 32 que foi do dia 9 a 15 de agosto, foram registrados 1.165 casos de SRAG, na semana 33, que foi do dia 16 a 22 de agosto, a quantidade de casos foi de 639, o número de casos de SRAG da semana 34, que foi do dia 23 a 29 de agosto, foi de 151 (veja o gráfico abaixo). Apesar da queda na quantidade de casos de gripe suína, o vírus representa 87,1% de todos os casos de gripe detectados, ou seja, o vírus da gripe suína está sendo transmitido mais que os vírus da gripe sazonal.

Gráfico. Distribuição de SRAG e suas causas por semana epidemiológica (clique para ampliar).

Fonte:

Ministério da Saúde - Boletim Epidemiológico.