sexta-feira, 24 de abril de 2009

Agora é a vez da gripe suína.

Foi noticiado por diversas agências de notícias ao redor do mundo um surto de gripe suína que está acometendo o México. O ministro de saúde mexicana decidiu fechar escolas e universidades da Cidade do México e arredores para evitar que a doença se espalhe. O ministro ainda afirmou que o vírus suíno sofreu uma mutação e passou a infectar pessoas. Mais de 800 pessoas foram infectadas e 57 pessoas já morreram devido à enfermidade. O vírus do subtipo H1N1 é o causador deste surto, e apesar de estar circulando na população humana desde 1957 e fazer parte da vacina oficial, ainda não se sabe se a vacina irá conferir proteção contra esta cepa já que ela possui genes de origem aviária, humana e suína. A origem do vírus ainda é desconhecida, no entanto dois casos de gripe suína foram confirmados nos Estados Unidos em março. No total oito pessoas foram acometidas pela enfermidade nos Estado Unidos, cinco na Califórnia e duas no Texas.
A doença tem acometido principalmente jovens adultos, os sintomas se iniciam como o de uma gripe comum que pode se agravar e causar um quadro respiratório agudo e severo resultando na morte do paciente. Mais informações podem ser encontradas nos links abaixo.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u555606.shtml
http://online.wsj.com/article/SB124058255179552887.html
http://www.cdc.gov/flu/swine/investigation.htm
http://www.cbc.ca/health/story/2009/04/24/health-flu-mexico090424.html

Gripe aviária provoca a morte de uma mulher no Vietnam.

Segundo a agência Reuters do Reino Unido, uma mulher morreu devido à infecção pelo vírus H5N1 no norte do Vietnam. A notícia foi divulgada pela rádio estatal "A voz do Vietnam". A moça de 23 anos morreu no começo do mês de abril, mas só agora as autoridades vietnamitas confirmaram a infecção da moça pelo vírus. O ministro da saúde do país afirmou que foram encontrados frangos mortos, em áreas próximas a residência da moça, na província de Thanh Hoa. Esta província, segundo o ministro, não está na lista governamental de monitoramento de aves infectadas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) espera o anúncio oficial do caso para poder confirmar a morte da moça devido à gripe aviária. Quando, e se for anunciado oficialmente o caso pela OMS, eu irei atualizar o mapa do Vietnam. A OMS também ainda não confirmou as mortes ocorridas ontem no Egito.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Egito tem duas mortes devido a infecção pelo H5N1.

Foi noticiada ontem e hoje por agências de notícias a ocorrência de duas mortes no Egito. Essas mortes ainda não foram confirmadas pela Organização Mundial da Saúde. Até o momento a Organização Mundial de Saúde confirma 23 óbitos ocorridos no Egito desde 2006. No entanto, o Centro de Pesquisa e Política de Doenças Infecciosas (CIDRAP sigla para Center for Infectious Diseases Research and Policy) informou a morte de um garoto egípcio de 6 anos.

(ver post http://fluaviaria.blogspot.com/2009/04/organizacao-mundial-da-saude-anunciou.html).

Provavelmente a morte ocorreu devido à demora na internação da criança e início do tratamento com oseltamivir. O óbito ocorreu no dia 21 de abril.

Outra morte ocorrida no Egito foi informada pela agência de notícia REUTERS do Reino Unido. A morte foi de uma mulher grávida de 25 anos. A moça já havia sido internada em estado crítico de saúde. Sua morte ocorreu devido a complicações respiratórias.

(ver post http://fluaviaria.blogspot.com/2009/04/mais-duas-pessoas-infectadas-com-o-h5n1.html).

Sua gravidez era de 33 semanas, neste estágio o bebê já está formado e em média pesa mais de dois quilos e é totalmente viável. Não foi informado se o hospital conseguiu salvar o bebê.

Leia a notícia no link:
http://uk.reuters.com/article/americasCrisis/idUKLM402988

Normalmente eu só publico as atualizações dos órgãos oficiais, no entanto, tenho visto com freqüência, que agências de notícias têm trazido informações mais completas sobre os casos de pessoas infectadas com H5N1 que os órgãos oficiais, além disso, estas agências antecipam a notícia em até 3 dias em relação às mesmas organizações oficiais. Devido a isso, vez por outra irei colocar aqui as informações colhidas pelas agências de notícias não oficiais.

Com novo caso humano, sobe para 16 a quantidade de pessoas infectadas no Egito.

Foi confirmado hoje pela Organização Mundial da Saúde um novo caso de humano de gripe aviária. Desta vez a vítima é um menino de 4 anos morador da província de Sohag. Seus sintomas começaram no dia 18 de abril, ele foi internado no mesmo dia onde se início o tratamento com oseltamivir. Seu estado de saúde é estável. A fonte da infecção veio das aves já que o garoto entrou em contato com aves doentes ou mortas antes do início de seus sintomas. Este é o décimo sexto caso humano de H5N1 no Egito este ano.

http://www.who.int/csr/don/2009_04_23a/en/index.html

O mapa do Egito (abaixo) mostra em laranja as províncias que tiveram casos humanos este ano, e em vermelho está marcada a província com o caso deste dia de 23 de abril.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Mais duas pessoas infectadas com o H5N1 no Egito.

A Organização Mundial da Saúde informou hoje a ocorrência de mais dois casos humanos de gripe aviária.
O primeiro caso é de uma mulher de 25 anos que está grávida, ela é moradora da província do Cairo, seus sintomas começaram no dia 06 de abril, sua hospitalização ocorreu cinco dias após, no entanto o tratamento com oseltamivir só foi administrado no dia 16 de abril, ou seja, 10 dias depois do início dos sintomas. Seu estado de saúde é crítico.
O segundo caso é de uma menina de 18 meses moradora da província de Kafr Elsheikh. Os sintomas da criança começaram no dia 15 de abril e sua hospitalização e início do tratamento com oseltamivir se deu no dia 18 de abril. Seu estado de saúde é estável.
Ambos os casos tiveram contanto com aves doentes ou mortas antes do início dos sintomas.


Este é o segundo caso de gripe aviária em humanos na província de Kafr Elsheikh neste mês. No dia 15 de abril, uma mulher de 33 anos foi hospitalizada devido à gripe aviária (ver post do dia 17).

Abaixo está o mapa do Egito com as províncias que tiveram casos humanos marcadas. Em laranja estão as províncias com casos mais antigos e em vermelho as províncias com os casos recentes. Estes dados são apenas deste ano.

China tem surto de H5N1 em mercado de aves vivas.

Foi reportado no dia 19 de abril pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) um novo surto de H5N1 em aves na província do Tibete que faz parte da China. O mais preocupante é que o surto ocorreu em um mercado de aves vivas onde passa milhares de pessoas por dia. O risco de pessoas se infectarem em um local assim é grande. No total 1500 frangos presentes no mercado morreram devido à doença e outras 1679 aves foram abatidas para conter o surto. A origem do vírus é desconhecida.