sexta-feira, 22 de maio de 2009

Egito confirma 4 novos casos e uma mortes devido a gripe aviária.

A Organização Mundial de Saúde informou hoje quatro novos casos humanos de gripe aviária e uma morte no Egito.
.
O primeiro caso é de um menino de 4 anos de idade morador da província de Sharkia. Seus sintomas começaram no dia 10 de maio e foi internado no dia seguinte. Seu estado de saúde é estável.
.
O segundo caso é de um garoto de 3 anos de idade morador da província de Gharbia. Seus sintomas começaram no dia 12 de maio e foi internado no dia 15. Seu estado de saúde é estável.
.
O terceiro caso é de um menino de 4 anos de idade morador da província de Dakahlia. Seus sintomas começaram no dia 18 de maio e foi internado no mesmo dia. Seu estado de saúde é estável.
.
O quarto caso é de um garoto de 3 anos de idade morador da província de Sohag. Seus sintomas começaram no dia 17 de maio e foi internado no dia seguinte. Seu estado de saúde é estável.
Investigação epidemiológica indicou que a fonte de infecção dos casos acima foi o contato com aves doentes ou mortas.
.
A morte devido ao vírus H5N1 foi o de uma menina de 4 anos. Ela moradora na província de Dakahlia. Seus sintomas se iniciaram no dia 9 de maio, ela foi internada em 17 de maio. No entanto, devido o estado avançado da doença ela morreu no dia seguinte a sua internação. A fonte viral foi a mesma dos casos acima.
.
.
Mais uma vez parece que é comum no Egito os pais deixarem as crianças brincarem com frangos doentes e mortos. Este ano, quase todos os casos de gripe aviária foram desenvolvidos por crianças pequenas (abaixo dos 6 anos de idade).

No mapa está em vermelho as províncias que apresentaram os casos mais recentes de gripe aviária em pessoas. Em rosa está marcada a província que teve a morte mais recente e em laranja as demais províncias que relataram casos humanos de H5N1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sugestões, perguntas ou críticas.