Perguntas Frequentes (FAQ) - Gripe Suína.

1 - O que é a Gripe Suína?

A gripe suína, em humanos, é causada pelo vírus da gripe do tipo A subtipo H1N1. O material genético deste vírus é uma combinação de genes de linhagens virais originada de porcos, aves e humana.Também é chamada de Nova Gripe, Gripe Pandêmica, Gripe Porcina, entre outras.

2 - Qual a diferença dos vírus gripe sazonal H1N1 e a gripe suína se ambas são do subtipo H1N1?

A diferença reside no material genético de ambas. A gripe sazonal circula desde 1957 e portanto a população em geral possui imunidade parcial contra esta gripe. A gripe suína possui material genético diferente da sazonal, embora ambas sejam do mesmo subtipo (H1N1), assim sendo, a população não possui imunidade contra a gripe suína.

3 - Quais os sintomas da gripe suína?

Os sintomas são muito parecidos com o da gripe sazonal. Os principais sintomas são: febre acima de 38 graus Celsius, dores musculares, dor de garganta, dor nas articulações, tosse, fadiga e em alguns casos, vómitos e diarreia.

4 - Como as pessoas se infectam?

O contágio da gripe suína é a mesma da gripe comum. A transmissão pode ocorrer de uma pessoa a outra de modo direto, ou seja, pela inalação de gotículas que uma pessoa infectada libera no ambiente ao tossir, espirrar e falar. Podemos nos infectar também de modo indireto ao tocar objetos ou superfícies contaminadas. Ao tocar em local contaminado, nossa mão fica contaminada e com isso podemos nos infectar quando levamos as mão ao rosto. Por isso a higienização das mão é muito importante para a prevenção.

5 - Posso contrair o vírus da gripe suína ingerindo carne de porco?

Não. A gripe é transmitida de pessoa para pessoa de modo direto ou indireto. A carne de porco não transmite a gripe.

6 - Quanto tempo o vírus da gripe suína fica ativo em objetos e superfícies?

O vírus da gripe é bastante sensível, mas mesmo assim, pode permanecer ativo entre duas e dez horas em objetos e superfícies. Por isso é importante que os ambientes públicos higienizem com regularidades locais como maçanetas, mesas, corrimões, braços das cadeiras entre outros.

7 - Por quanto tempo uma pessoa infectada transmite o vírus da gripe?

Pessoas contaminadas transmitem a gripe desde 24 horas antes e até 10 dias após o início dos sintomas.

8 - Como se prevenir?

A prevenção da gripe suína é simples e eficaz. Lave as mãos com frequência, em especial após a utilização de transporte público ou a utilização de espaços comuns como shoppings, restaurantes, cinemas entre outros. Não colocar a mão nos olhos, nariz e boca. Não compartilhar copos e talheres. Manter portas e janelas abertas para a boa ventilação dos ambientes de trabalho e escolar. Evitar locais com aglomeração de pessoas. A vacina é muito eficaz na prevenção.

9 - O álcool gel é eficaz no combate ao vírus da gripe?

Sim. O álcool gel é eficaz contra o vírus da gripe suína e pode ser utilizado na higienização das mãos, dos objetos e superfícies.

10 - A vacina sazonal protege contra o vírus da gripe suína?

Não. Como os vírus da gripe comum e o da gripe suína são geneticamente diferentes, a vacina contra a gripe comum não previne a gripe suína. Os idosos que tomarem a vacina sazonal não estão imunes a gripe suína.

11 - A vacina contra a gripe suína é segura?

Sim. A vacina deve ser tomada seguindo o calendário do Ministério da Saúde. Não acredite em e-mails ou pessoas que dizem que a vacina é perigosa. Esta vacina já foi dada em vários países do hemisfério norte e não é provável que estes países ou mesmo o Brasil estejam trabalhando para prejudicar sua população. Para saber mais sobre isso clique AQUI.

12 - Qual é o calendário de vacinação do Ministério da Saúde e quem vai receber a vacina gratuitamente?

Para ver o calendário e saber quem vai ser vacinado pelo Ministério da Saúde clique AQUI.


Esta seção será constantemente ampliada. Visitem sempre.

Perguntas pode ser enviadas através de comentários nos posts deste blog ou através do site formespring.me. Para enviar perguntas ou ver mais perguntas respondidas através do formspring.me clique AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sugestões, perguntas ou críticas.