terça-feira, 2 de junho de 2009

Egito, mais um caso humano de gripe aviária.

A informação foi divulgada pela Organização Mundial de Saúde nesta terça feira. Segundo autoridades egípcias, uma menina de 4 anos de idade moradora da província de Kefr El Sheikh, está doente devido a infecção pelo vírus H5N1. Seus sintomas se iniciaram no dia 30 de maio e foi internada no dia seguinte onde começou o tratamento com oseltamivir. Seu quadro de saúde é estável. Segundo investigações epidemiológicas, a criança teve contato com aves doentes ou mortas que estavam contaminadas com o vírus antes do início de seus sintomas.


No mapa está em vermelho a província que apresentou o caso humano mais recente de gripe aviária e em laranja as demais províncias que relataram casos de H5N1 em 2009.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Evolução da gripe suína (A/H1N1). Atualização.

Atualização dos casos e mortes provocadas pela gripe suína. Veja o gráfico abaixo (clique para ampliar).

O gráfico mostra cinco curvas. A curva azul representa a evolução da quantidade de casos de gripe suína no mundo, até o momento a Organização mundial da Saúde (OMS) confirmou 17.410 casos, no Brasil foram confirmados 18 casos, mas na nossa vizinha a Argentina, já foram confirmados 100 casos. Isto é preocupante porque se a Argentina perder o controle sobre o H1N1 e a quantidade de casos aumentar de forma exponencial o vírus pode contaminar as pessoas da fronteira do Brasil e se espalhar pelo resto do nosso território.


A curva em laranja representa o surgimento de novos casos. Ou seja, a quantidade de casos confirmados que surgiram na última atualização da OMS. Esse dado é importante, juntamente com os dados apresentados pela curva azul para podermos analisar a progressão da doença. Esta curva só não é exponencial devido as medidas de contenção realizadas pelos países.

A curva vermelha representa a quantidade de mortes que a gripe suína provocou. Atualmente foram confirmadas 115 mortes, 16 mortes a mais que a atualização anterior da OMS. É esperado que a quantidade de mortes aumente conforme aumente a quantidade de casos.

A linha rosa mostra a evolução da letalidade, a taxa de letalidade é a porcentagem de mortes que uma doença provoca dentro da população afetada. A taxa atual é de 0,66% e é calculado multiplicando a quantidade de mortes por 100 e dividindo o resultado pela quantidade total de casos. Assim sendo multiplicamos 115 por 100, o total é de 11.500 dividido pelo total de casos que é de 17.410 temos o valor de 0,66%. A taxa de letalidade é importante para vermos se a doença está se tornando mais grave ou mais branda enquanto ela se expande. A curva rosa mostra um declínio da taxa de mortalidade em um primeiro estágio e no momento está estabilizada abaixo de 0,8%.

A curva verde mostra a quantidade de países afetados pela doença e é importante para vermos se ela está se espalhando pelo globo ou se está acometendo apenas uma região do mundo. Nesta última atualização tivemos um aumento de 9 países, mostrando que o vírus está se espalhando pelo mundo apesar das medidas de contenção realizadas. Atualmente 62 países relataram casos confirmados da gripe suína. O continente africano é a única região do planeta que ainda não teve casos confirmados da doença, eu desconfio que existam muitos casos de H1N1 na África, apenas estes países não tiveram meios técnicos de confirmar laboratorialmente os casos ou não possuem uma política de policiamento do vírus da gripe suína. Apesar do Egito ter condições técnicas de diagnosticar a doença, o país ainda não apresentou nenhum casos mesmo tendo como vizinho Israel que até o momento teve 19 novos casos da doença.

Os dados são da Organização Mundial da Saúde, segue o link da ultima atualização, em inglês.

http://www.who.int/csr/don/2009_06_01a/en/index.html

Egito tem novo caso de gripe aviária.

A Organização Mundial da Saúde confirmou hoje mais um novo caso de gripe aviária. Desta vez a vítima da doença é uma menina de um ano e dois meses moradora da província de Dakahlia. Ela desenvolveu os sintomas no dia 25 de maio, quatro dias depois ela foi internada e começou a receber tratamento com oseltamivir. Investigações epidemiológicas em busca da fonte viral indicaram que a menina teve contato com aves doentes e mortas contaminadas com o H5N1. Seu estado de saúde é estável.

http://www.who.int/csr/don/2009_06_01/en/index.html

No mapa está em vermelho a província que apresentou o caso mais recente de gripe aviária em pessoas e em laranja as demais províncias que relataram casos humanos de H5N1 em 2009.