sábado, 23 de maio de 2009

Comparativo de Gripe Aviária e Gripe Suína.





Clique nos gráficos para ver em tamanho maior.
.
Através destes gráficos podemos ter uma idéia do que está ocorrendo em relação a gripes aviária e a suína. Elas são completamente diferentes em relação ao "comportamento". No primeiro gráfico temos as categorias casos, mortes, países e letalidade distribuídos pelos anos em que o H5N1 tem acometido pessoas. Em 2003 o H5N1 acometeu 4 pessoas e matou todas, 100% de letalidade e apenas dois países atingidos. Os dados mais recentes mostram o H5N1 infectou 429 pessoas, matou 262, acometeu 15 países e teve uma taxa de letalidade média de 61% distribuídos em 7 anos. Neste ano, até o momento, a gripe aviária infectou 34 pessoas, matou 12, acometeu 3 países e apresentou uma taxa de letalidade de 35%. Como o H5N1 praticamente não possui transmissão de pessoa para pessoa sua progressão é limitada, assim as curvas do gráfico parecem ser ao acaso não formando uma curva padrão.
.
No gráfico da gripe suína vemos as mesmas categorias citadas, porém, distribuídas por dias. O gráfico se inicia em 26 de abril porque é a partir deste dia que temos informações mais consolidadas sobre o H1N1. Neste dia tínhamos apenas 38 pessoas infectadas, nenhuma morte confirmada e dois países afetados. Hoje, a gripe suína já acometeu 12.022 pessoas, matou 86 e acometeu 43 países. No gráfico é possível ver uma curva crescente com o número de casos, mortes e quantidade de países afetados aumentando. A única categoria que teve um declínio foi a letalidade, que hoje parece estar estabilizada em torno de 0,7%.
.
Como comentado em um post abaixo, a gripe espanhola começou do mesmo modo, no entanto um ano depois, a sua taxa de letalidade estava entre 2 e 4%. Alguns cientistas acreditam que se a gripe aviária começar a ser transmitida de pessoa para pessoa a sua taxa de letalidade irá diminuir. Por outro lado, a gripe suína pode sofrer mutação e ter sua taxa de letalidade aumentada e aí sim se equiparar a gripe espanhola. Portanto, temos dois subtipos de gripe que podem reviver o drama que ocorreu em 1918 com a gripe espanhola, o H5N1 (gripe aviária), se este se tornar eficiente em sua transmissão e o H1N1 (gripe suína) se começar a matar entre 2 e 4% das pessoas que infectar.
.
Os dados para a montagem do gráfico são da Organização Mundial da Saúde.

20 comentários:

  1. Eu ainda acho que a gripe suina a gripe aviaria e a gripe espanhola tem a ver,deve acontencido alguma mutacao envolvendo todas essas doenças.

    ResponderExcluir
  2. Oi anônimo. Todos os vírus que vc citou pertencem a mesma família, a família dos Ortomixovirus (Orthomyxoviridae em inglês). Dentro desta família o vírus da gripe denominado de influenza se subdivide em três tipos; A, B e C. A gripe suína, aviária ou espanhola pertencem ao tipo A mas são distintas. O tipo A, ainda é subdividido em subtipos de acordo com suas proteínas de superfície, a gripe suína, portanto, pertece ao subtipo H1N1, a aviária pertence ao subtipo H5N1 e a espanhola pertence ao subtipo H1N1, assim com a gripe suína. Para entender melhor, clique em saber + na coluna a direita ou entre no link http://fluaviaria.blogspot.com/2009/05/gripe-suina-e-gripe-comum-qual.html
    Apesar das semelhanças, as gripes que vc citou possuem origens diferentes, e o vírus da gripe espanhola, não existe mais. Obrigado pelo comentário. Abraço

    ResponderExcluir
  3. mas a gripe suina pode ser transmitida com o contato fisico ?

    ResponderExcluir
  4. Pode sim, o vírus pode ser transmitido através do beijo, aperto de mãos e a utilização conjunta de objetos de uso pessoal como talheres, escova de dente, copos entre outros. No caso do aperto de mãos ocorre a transmissão de modo indireto, se a pessoa contaminada cobriu a boca com a mão no momento da tosse ou espirro e depois apertou a mão de outra pessoa, com certeza, esta pessoa ficou com a mão contaminada, ao levar a mão à boca, nariz ou olhos pode propiciar ao vírus a oportunidade que precisa para infectar esta pessoa. O mesmo mecanismo de contágio ocorre com o contato da mão com qualquer superfície contaminada, por isso é tão importante higienizar as mãos com frequencia.

    ResponderExcluir
  5. eu só quero saber a difernça entre gripe suina e aviaria

    ResponderExcluir
  6. A diferença entre a gripe suína e aviária está na estrutura e no "comportamento" destes vírus. A gripe suína é do subtipo H1N1 e a aviária, do subtipo H5N1. O H e o N são proteínas que estão na superfície viral e estas são diferentes, principalmente no H onde um é H1 e o outro é H5. Mesmo o N sendo do subtipo N1 para os dois vírus, eles possuem diferenças devido a origem ter sido distinta. Outra diferença é que a gripe suína passa de uma pessoa para outra com facilidade, e a aviária é transmitida de uma ave diretamente para uma pessoa. A gripe suína é letal em aproximadamente 0,5% dos casos, e a aviária mata mais de 50% das pessoas infectadas. Estas são as diferenças básicas, para maiores informações entre neste post do blog (copie o link e cole no navegador).

    http://fluaviaria.blogspot.com/2009/05/gripe-suina-e-gripe-aviaria-qual.html

    ResponderExcluir
  7. Muito legal o seu trabalho, Golomo! Também estou escrevendo para alertar as pessoas sobre as questões oficiais e não-oficiais da gripe H1N1. Por favor, dê uma olhada em meu blog: http://drpaulomaciel.wordpress.com/sobre/as-ciencias/a-pandemia-do-h1n1/ e faça seu comentário. Grato. Dr. Paulo Maciel

    ResponderExcluir
  8. eu acho que a gripe súina é muito mais perigosa que as outras gripes

    ResponderExcluir
  9. Obrigado a todos pelos comentários, quem quiser pode sugerir tópicos, abraço.

    ResponderExcluir
  10. Por quê o virus da gripe suína é mais virulento que a gripe normal ???

    ResponderExcluir
  11. por as gentantes tem mais posibilidade de contrair o virus???
    de je

    ResponderExcluir
  12. de natalia...
    pq a carne do porco naum contrai o virus???

    ResponderExcluir
  13. oi pessoal sou a Jesiane de Campos do Jordão...
    Eu queria saber pq o virus só foi se proliferar agora????

    ResponderExcluir
  14. oi pessoal eu sei q naum tem nada a ver mais timão parabéns pelo seu 99 anos bju

    ResponderExcluir
  15. Vamos responder as dúvidas por partes...

    1 - Pergunta enviada pela Natália. Por quê o vírus da gripe suína é mais virulento que a gripe normal ???
    Não foi identificada nenhuma causa genética para a maior virulência da gripe suína. Aparentemente a força deste vírus está em ser novo e assim, não termos nenhuma imunidade contra ele, nas gripes sazonais, como ocorrem todos os anos, temos pelo menos imunidade parcial contra estes vírus.

    2 - por as gestantes tem mais possibilidade de contrair o vírus???
    As gestantes não têm mais possibilidades de contrair o vírus, elas têm maior possibilidade de desenvolver um quadro de saúde grave. Isto está relacionado a uma imunidade mais baixa, natural em mulheres grávidas.

    3 - Enviada por Natália. pq a carne do porco naum contrai o vírus???
    Acho que vc quis dizer pq a carne de porco não transmite o vírus, não é?
    A carne de porco não transmite o vírus, primeiro porque ainda não foram encontrados suínos que naturalmente estavam infectados com a nova gripe, e segundo que o vírus é sensível ao calor, o processo de preparação da carne mata o vírus da gripe suína, que apesar do nome, não esta sendo transmitida pelo suíno.

    4 - Eu queria saber pq o vírus só foi se proliferar agora????
    Devido às baixas temperaturas do inverno no sul e sudeste favorecer a transmissão do vírus. Nos estados do norte e nordeste, janeiro e fevereiro são os meses de maior transmissão.

    Obrigado pelas questões. Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  16. Quais as Diferenças entre os vírus da gripe espanhola, aviária e suína ?

    ResponderExcluir
  17. A diferença entre a gripe suína e aviária está na estrutura e no "comportamento" destes vírus. A gripe suína é do subtipo H1N1 e a aviária, do subtipo H5N1. O H e o N são proteínas que estão na superfície viral e estas são diferentes, principalmente no H onde um é H1 e o outro é H5. Mesmo o N sendo do subtipo N1 para os dois vírus, eles possuem diferenças devido a origem ter sido distinta. Outra diferença é que a gripe suína passa de uma pessoa para outra com facilidade, e a aviária é transmitida de uma ave diretamente para uma pessoa. A gripe suína é letal em aproximadamente 0,5% dos casos, e a aviária mata mais de 50% das pessoas infectadas.
    A gripe espanhola e a suína são semelhantes, ambas são do subtipo H1N1, mas a espanhola foi bem mais letal que a gripe suína está sendo.

    Estas são as diferenças básicas, para maiores informações entre nestes posts do blog (copie o link e cole no navegador).

    http://fluaviaria.blogspot.com/2009/05/gripe-suina-e-gripe-aviaria-qual.html

    http://fluaviaria.blogspot.com/2009/05/gripe-suina-e-gripe-comum-qual.html

    ResponderExcluir
  18. Quando uma pessoa entrar em contato com o virus, há possibilidade de não contrar a nova gripe? Tem alguma coisa haver com o sistema imunológico?

    ResponderExcluir
  19. Cláudio, como essa gripe é nova, nós não temos imunidade contra ela, portanto, em raros casos a pessoa que inalar o vírus não irá desenvolver os sintomas. Pessoas com problemas imunológicos têm mais chances de desenvolver um quadro de saúde mais grave e até mesmo vir a óbito. A melhor maneira de fortalecer seu organismo contra a gripe suína é se alimentar bem, de maneira equilibrada, tomar bastante líquido e manter hábitos de vida saudáveis. Somente a vacina poderá preparar seu sistema imune contra o vírus A/H1N1.

    ResponderExcluir
  20. Qual é a diferença entre os sintomas da gripe suína, da gripe espanhola e da gripe aviária?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sugestões, perguntas ou críticas.