sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Quais as principais medidas de saúde pública recomendadas para os países na fase pós-pandêmica?

Perguntas e respostas sobre a fase pós-pandêmica da gripe suína. Parte 6. Continuação do post abaixo.



Quais as principais medidas de saúde pública recomendadas para os países na fase pós-pandêmica?

À medida que saímos do período pandêmico, é importante que os países se mantenham vigilantes e alertas para infecções e epidemias e que continuem a tomar medidas para proteger suas populações contra a gripe.

 A OMS recomenda aos países:

• manterem a vigilância para a gripe, através do monitoramento das doenças respiratórias e a composição de relatórios de rotina, bem como o acompanhamento e a investigação de sintomas raros que podem ser sugestivos de possíveis mudanças na gravidade da doença e ainda, fazer análises genética do vírus H1N1 para esquadrinhar mutações importantes;

• prosseguirem nos esforços de prevenção e controle para reduzir o impacto da gripe, incluindo a vacinação. Pode ser aplicada a vacina monovalente que inclui somente o H1N1 ou a vacina trivalente da gripe sazonal que inclui os vírus do subtipo H3N2, o subtipo H1N1 e o tipo B.
 

A pandemia de H1N1 significou um desafio para todos os países.  A OMS incentiva os países para que avaliem as suas experiências e identifiquem os pontos positivos para que estes sejam aplicados para reforçar a sua resposta a pandemias futuras.



Artigo completo da OMS (em inglês)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sugestões, perguntas ou críticas.