quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Como sabemos que a pandemia acabou?

Perguntas e respostas sobre a fase pós-pandêmica da gripe suína. Parte 1. 
Organização mundial da Saúde
Após o anuncio do fim da pandemia de gripe, muitas pessoas ficaram com dúvidas. Portanto fiz uma tradução e síntese de um artigo publicado pela Organização Mundial da Saúde. O artigo responde perguntas sobre o fim do período pandêmico. Vou fazer um post para cada pergunta e resposta.

Como sabemos que a pandemia acabou?
 
A pandemia de H1N1 foi caracterizada pelo surgimento de um novo vírus da gripe para o quais muitas pessoas não tinham imunidade pré-existente.  O vírus da gripe suína  causou surtos extensos e incomuns nos meses de verão em vários países e níveis de infecção muito elevados nos meses de inverno.  O H1N1 também foi caracterizado por sua ampla prevalência sobre os vírus sazonais além, de padrões clínicos incomuns onde os casos mais graves ocorreram na maioria das vezes nos grupos etários mais jovens.

 No momento atual o vírus se espalhou para todos os países e com isso muitas pessoas de todas as faixas etárias têm alguma imunidade ao H1N1. O vírus também não causou nenhum foco extenso no verão e sua prevalência está diminuindo no mundo.

Com base neste quadro geral, as evidências são fortes de que os padrões recentes da pandemia estão transição para padrões sazonais de gripe.

É esperado que o vírus H1N1 possa permanecer circulando ainda por muitos anos e que os surtos sazonais seja altamente variável.  Em alguns anos, o impacto pode ser leve, enquanto em outros anos, pode ser bastante grave.

 Além disso, é mais provável que, por algum tempo, os grupos etários mais jovens e as mulheres grávidas, continuará a ser desproporcionalmente afetados pela forma mais grave da doença, incluindo pneumonia viral.  É impossível prever se os jovens continuarão a ter maior risco a longo prazo ou quando essa tendência vai mudar.  Diante desse quadro é importante que as pessoas continuem a tomar medidas de prevenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sugestões, perguntas ou críticas.