terça-feira, 25 de agosto de 2009

Gripe suína. Ministério da Saúde e Secretária de Saúde do PR divergem quanto à prevalência de sintomas.

Dados de prevalência de sintomas publicados pela Secretária de Saúde do Paraná divergem dos dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Veja a tabela abaixo.

Tabela mostrando as diferenças das porcentagens entre a prevalência dos sintomas divulgados pelo Ministério da Saúde e pela Secretária de Saúde do Estado do Paraná (clique para ampliar).

Para computar os sintomas apresentados pelos pacientes, infectados com o vírus gripe suína, é preenchida uma ficha contendo uma série de informações. Estas fichas são agrupadas e os dados tabulados, com isso, temos informações sobre a existência de fatores de risco, sexo e idade mais afetada pelo vírus, cidade de residência do paciente e os sintomas entre outras informações. Depois de tabulados, os dados são divulgados, teoricamente, estes valores deveriam ser semelhantes para a mesma doença, mas dados sobre os sintomas divulgados pela Secretaria de Saúde do PR e o Ministério da Saúde são divergentes. Variações de até 5 pontos percentuais são normais, mas o que vemos é que em pelo menos 4 sinais clínicos existe uma divergência maior.

Os valores porcentuais para a diarréia, febre, tosse e artralgia (dor nas articulações) divulgados pelas duas agências de saúde estão em conformidades, mas para a mialgia (dor muscular), dor de garganta, calafrio, dispnéia (falta de ar) e conjuntivite, os dados são conflitantes. As diferenças mais gritantes estão nas porcentagens da dispnéia e da conjuntivite, 52 e 55 pontos percentuais respectivamente. A diferença encontrada no caso da dispnéia é explicada devido às abordagens serem distintas, o Ministério da Saúde tabulou apenas os dados dos pacientes com síndrome respiratória aguda grave, da qual entre os sintomas está à dispnéia, já a Secretaria de Saúde do PR, divulgou dados de todos os pacientes confirmados para a gripe suína, sejam eles graves ou não. Mas a diferença nos métodos de tabulação não explica uma diferença de 55 pontos percentuais para o caso da conjuntivite.
Para Secretaria de Saúde do PR, 61% de todos os pacientes com gripe suína apresentaram conjuntivite e para o Ministério da Saúde, apenas 6% dos casos apresentaram o sintoma. Duas hipóteses surgem para explicar essa discrepância, uma é que a tabulação dos dados foi feita erroneamente, o que eu acho que não é o caso, e outra é que existam diferenças genéticas entre os vírus da gripe suína que circula no Paraná e em outras regiões do país. Pode ocorrer que o vírus da gripe suína prevalente no Paraná cause mais quadros de conjuntivite que os vírus que circulam em outros estados do Brasil. Vamos esperar pra ver qual será a explicação, se é que algum dia isso será explicado.

Fontes:

1 - Ministério da Saúde - Boletim de 19 de agosto.
2 -
Secretaria de Saúde do Estado do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sugestões, perguntas ou críticas.