sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Gripe Suína. Brasil tem a maior quantidade de mortes do mundo.

Dados atualizados pelo Ministério da Saúde e pelas Secretarias Estaduais de Saúde contabilizam 587 óbitos, provocados pela gripe suína, no Brasil. Os Estados Unidos conta com 555 mortes. Antes de acusarmos o governo por termos nos tornado campeões mundiais de mortes provocadas pela gripe suína, vamos levar em conta o tamanho da população brasileira. A população do estado de São Paulo sozinho é maior que a da Argentina inteira, e o dobro da população da Austrália. O Brasil é o segundo país mais populoso do hemisfério sul, só ficamos atrás da Indonésia, que possui um clima quente e úmido, que não é favorável a propagação do vírus da gripe. Portanto, é até esperado que o Brasil tivesse uma grande quantidade de casos e de óbitos, essa situação vai mudar quando a temperatura começar a esfriar no hemisfério norte.
Exposto isso, vamos aos dados estaduais, veja tabela abaixo (clique para ampliar).


* Taxa de Mortalidade por 100 mil habitantes

Apesar do estado do Paraná não ter o maior número de óbitos, é o estado com maior taxa de mortalidade, 1,6 mortes por cada 100 mil habitantes, em segundo, vem o Rio Grande do Sul, com 0,9 mortes para cada 100 mil habitantes.

Antes de finalizar, uma coisa me chamou a atenção neste último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, não estava especificado qual a chance de morte por gripe suína dos pacientes portadores de algum fator de risco, no boletim anterior a proporção era de 50% de chance dos casos do grupo de risco morrer, ou seja, os outros 50% são de pessoas saudáveis, isso quer dizer que a gripe está matando da mesma forma pessoas saudáveis e pessoas portadoras de algum fator de risco. Será que ao omitir esta informação, o Ministério da Saúde não está querendo esconder que a gripe suína é bem mais letal que a gripe sazonal?

Fontes:

1 - CDC (mortes nos EUA).
2 - Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.
3 - Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais.
4 - Secretaria Estadual de Saúde do Mato Grosso do Sul.
5 - Secretaria Estadual de Saúde do Acre.
6 - Secretaria Estadual de Saúde do Paraná
7 - Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sugestões, perguntas ou críticas.