sexta-feira, 24 de julho de 2009

Gripe suína. Prevenção.

Em tempos de transmissão sustentada no Brasil a principal pergunta que é feita é: Como se prevenir da gripe suína? Vamos discutir cada item.

1 - Evitar aglomerações.

Se a sua região possui muitos casos de gripe suína, essa medida é importante. Ao evitar aglomerações, as pessoas diminuem o risco de ficarem contaminadas, e de contaminar outras, lembre-se, no primeiro ou nos primeiros dias, os infectados, mesmo sem os sintomas, transmitem a gripe. Alguns exemplos de aglomerações, cinemas, teatros, shows e danceterias. Mas e os aviões e ônibus? Estes veículos são propícios para a transmissão da gripe, pois são fechados e as pessoas ficam muito próximas. Em geral, não recomendo máscaras, mas nestes casos, principalmente se a incidência da doença na região for alta, o uso de máscaras pode ser essencial.

2 - Cobrir a boca e o nariz ao tossir e ao espirrar com um lenço descartável. O vírus da gripe é transmitido pelo ar. Quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou mesmo fala, o vírus é eliminado junto com as gotículas que são produzidas nestas ações. Se a pessoa estiver doente, ela não deve sair de casa, mas o vírus começa a ser transmitido antes do início dos sintomas.

3 - Não compartilhar objetos de uso pessoal. O vírus da gripe pode ser transmitido de modo indireto. Se uma pessoa com gripe utilizar um utensílio e por ventura o contaminar e outra pessoa utilizar este mesmo objeto, esta pessoa pode se infectar, especialmente se ela levar a mão contaminada a boca e ao nariz. Os objetos de uso pessoal são: Copos, talheres, toalhas, alimentos, roupas, escovas de dente e outro objetos de uso pessoal.

4 - Lavar as mãos. O sabonete inativa o vírus da gripe, o uso de álcool gel ou líquido com concentrações de 70% também inativa o vírus. Essa medida é importante devido o que foi explanado no item 3. Ou seja, a gripe pode ser transmitida de modo indireto. Uma pessoa que possui o vírus pode contaminar objetos pela tosse ou espirro, ou mesmo pelo contato da mão contaminada. Por exemplo, vamos supor que uma pessoa infectada utilize um computador em uma lan house, é muito provável que ela contamine o teclado, se a outra pessoa que utilizar o mesmo computador, lavar as mãos após o uso e não levar a mão a boca e ao nariz durante o uso, ela estará minimizando as chances de contágio. O ato de lavar as mãos deve ser bem feita senão não adianta. E o álcool deve ter uma concentração entre 68% e 72% senão também não vai adiantar, álcool fora deste intervalo não é considerado saneante pela ANVISA. Veja um vídeo do Ministério da Saúde que mostra muito bem como lavar as mãos corretamente.





5 - Utilizar o bom censo. O bom censo também ajuda na prevenção da gripe. Se você estiver doente não saia de casa, se a sua escola está funcionando, vá para a escola, o mesmo se aplica ao trabalho. Evite o contato próximo com pessoas infectadas, mas não deixe de dar suporte as pessoas de sua família. A pessoa doente também fica fragilizada psicologicamente, e a ajuda de familiares auxilia na sua recuperação, aqui também se aplica o bom senso, ao ajudar algum familiar doente, utilize as precauções expostas aqui para que você não se contamine, o uso de máscaras pode ajudar.
Vejam o vídeo do José Gomes Temporão, o Ministro da Saúde, falando sobre a prevenção.


5 comentários:

  1. Posts interessantes, objectivos e claros. Obrigado

    ResponderExcluir
  2. adorei a do bom censo, pena que às vezes é a estratégia menos utilizada.....

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pelos comentários positivos. Abraço. Quem desejar pode sugerir assuntos para futuros posts.

    ResponderExcluir
  4. aff, tome cuidado a gripe suína está a solta...
    rsrsrsrsrsrsrsrsr...
    háaaaa....
    é o fim do mundo...
    o ataque da gripe ....
    rsrsrsrsr
    to zuzu, mas a gripe suína mata tome-cuidado...

    ResponderExcluir
  5. E isso aí, vamos tomar cuidado. Vamos nos prevenir.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sugestões, perguntas ou críticas.