quarta-feira, 29 de julho de 2009

Gripe suína adia a volta as aulas.

Uma série de recomendações foi feita pelo Ministério da Saúde as escolas, e definiu que cada estado decida quanto ao adiamento do retorno das aulas. As orientações dadas as escolas e aos pais é que, em primeiro lugar, a criança ou mesmo o professor que estiver gripado não deve ira escola e deve ficar em casa pelo menos 7 dias contando do início dos sintomas.
Você que é professor ou outro profissional que trabalha em escolas, fique atento, se uma criança estiver com sintomas de gripe, deve-se colocar essa criança em uma sala separada, medir a temperatura, se a febre for confirmada os pais devem ser chamados. Se o quadro geral de saúde da criança se agravar, ela deve ser levada ao posto de saúde mais próximo e os pais serem avisados. O uso de máscaras deve ser utilizado somente pela criança com suspeita e não por todos da escola. Mas como saber se a criança está com gripe? A princípio, não tem como saber, e na realidade isso não tem importância inicial. Deve-se prestar atenção na febre, a febre provocada por qualquer gripe é alta, com temperatura acima ou igual a 38°C. Se a criança não estiver com febre, ela não deve continuar na sala separada em conjunto com outras crianças sintomáticas para gripe.

O governo do Estado de São Paulo adiou a volta das aulas. Agora todas as escolas e faculdades estaduais entram em aula no dia 17 de agosto. Os estados do Rio de Janeiro, do Rio grande do Sul e as entidades de ensino municipais de São Paulo irão anunciar esta semana se adiam ou não a volta as aulas. Estas medidas estão sendo tomadas em vista do grande aumento na quantidade de casos infectados e de óbitos provocados pelo H1N1.

Espero que esse adiamento das aulas ajude a diminuir a velocidade de alastramento da gripe suína nas localidades onde esta medida está sendo tomada. A meu ver, este adiamento não vai evitar que a gripe se dissemine nas escolas. O vírus circula livremente no Brasil, e este adiamento não impedirá que a gripe ocorra entre as crianças. Seja agora, ou seja, em 17 de agosto. Novamente a meu ver, o pico de transmissão de gripe suína ainda não ocorreu no Brasil.

Outra questão que levanto e a seguinte; e ano que vem? O vírus terá sumido? Não, o que aconteceu em todas as pandemias, e o que é esperado, é que o vírus da gripe permaneça e se torne sazonal, não necessariamente menos letal. Vamos aguardar que a primavera chegue e que diminua os casos de gripe suína a medida que as temperaturas subam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sugestões, perguntas ou críticas.