quinta-feira, 30 de julho de 2009

Novos estados confirmam o adiamento das aulas.

Antes de prosseguir o relato sobre o adiamento das aulas, se faz necessário entender o motivo dessa medida. As razões para o prolongamento das férias escolares são:

1 - Segundo especialistas do governo, o pico da curva epidemiológica para a influenza sazonal ocorre exatamente na primeira quinzena de agosto (veja o gráfico abaixo). Com o aumento da temperatura a tendência é que a quantidade de pessoas com gripe diminua. Mas ninguém sabe ainda como vai se comportar o vírus H1N1. Existe ainda outro fator que deve ser levado em conta, o Brasil é um país com diversos padrões climáticos que vai do equatorial ao subtropical. Em regiões mais quentes, a gripe sazonal está presente o ano todo, com concentração nos meses chuvosos, no início do ano (1). A região sul e parte do sudeste apresentam curva epidemiológica mais definida, onde o pico de transmissão viral ocorre nos meses de inverno. Portanto, cada região deve definir uma posição quanto ao adiamento das aulas.

2 - O adiamento das aulas dará mais tempo para que as escolas se preparem, todas as escolas deverão substituir os bebedouros por galões de água com a utilização de copos descartáveis, disponibilizarem o álcool gel em todas as salas e destinar um local para o atendimento dos alunos que apresentarem os sintomas da gripe suína.

3 - O maior período de férias será utilizado para a capacitação dos professores da rede pública de ensino. Os professores deverão ser instruídos como agir frente a pandemia. Ver publicação abaixo.

4 - Autoridades governamentais utilizarão este período para melhor avaliar a progressão da doença, se os casos de gripe de suína não diminuírem, novo adiamento das aulas poderá ser proposto.

A prorrogação das férias escolares foi proposta pelos estados de SP, RS, PR, e RJ. As aulas voltam no dia 17 de agosto nos estados de SP e RS e 10 de agosto nos estados do PR e RJ.

No Paraná somente as cidade de Londrina e Maringá ainda não informaram se irão prolongar as férias escolares, todos os demais municípios já se adiantaram e suspenderam o início das aulas (2). Segundo a Secretária de Saúde do Paraná cerca de 1,4 milhões de estudantes serão afetados pela medida, a volta as aulas está prevista para o dia 10 de agosto (3). No Brasil quase 12 milhões de estudantes terão as aulas adiadas (4).


Gráfico. Curva epidemiológica da gripe sazonal no Brasil em 2008. Aqui é possível ver que o pico de transmissão da gripe ocorreu no meses de junho e julho, em agosto a tendência é que a transmissão viral comece a diminuir (clique na figura para ampliar).

Fontes:


1 - Texto científico sobre a gripe sazonal no Brasil (em inglês).
http://www.pubmedcentral.nih.gov/picrender.fcgi?artid=2663029&blobtype=pdf

2 - Notícia veiculada pelo UOL educação no dia 29/07.
http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/07/29/ult105u8453.jhtm

3 - Informação da Secretária de Saúde do Estado do Paraná, veiculada neste dia 30/07.
http://www.saude.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=846

4 - Notícia veiculada pelo UOL educação no dia 29/07.
http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/07/29/ult105u8457.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sugestões, perguntas ou críticas.