quinta-feira, 26 de março de 2009

H5N1 - Transmissão, Sintomas e Tratamentos da Gripe Aviária.

A transmissão do H5N1 para pessoas ocorre pelo contato direto com aves contaminadas ou recentemente mortas pela doença. Como o vírus da gripe aviária não é eficiente na infecção de células humanas sua transmissão entre pessoas até o momento foi rara e isolada. Por este mesmo motivo a transmissão é dificultada pelo contato indireto. As aves contraem o vírus facilmente através de equipamentos, ambiente ou veículos contaminados, as pessoas não. Portanto para uma pessoa contrair a doença é necessário a sua exposição a uma alta carga viral só encontrada nas próprias aves infectadas.

Esta figura ilustra os modos de transmissão. As setas vermelhas indicam as vias de transmissão do H5N1. As setas circulares indicam que o vírus está circulando nas aves portadoras, sejam elas selvagens ou domésticas. Frangos e codornas geralmente morrem rapidamente, cerca de 24 horas do início dos sintomas. As setas pontilhadas indicam prováveis vias de transmissão viral às pessoas, no entanto estas vias ainda não foram completamente elucidadas.

Os sintomas são semelhantes com os sintomas provocados pelos vírus da gripe comum, no entanto tendem a se agravar com o decorrer dos dias. Os sinais clínicos da doença são: febre alta, acima de 38 graus, tosse, dores musculares, de cabeça, de garganta e dificuldades respiratórias. Normalmente os casos de pessoas infectadas com o H5N1 progridem rapidamente para um quadro de pneumonia dupla. As complicações clínicas incluem insuficiência respiratória aguda, insuficiência cardíaca e em menor proporção disfunção renal. Abaixo links para um trabalho científico realizado com 26 pacientes chineses (em inglês).

Radiografias de tórax tiradas de um homem de 35 anos. A radiografia mostrada na figura A foi tirada no sexto dia após o início dos sintomas, na figura B a radiografia foi tirada no vigésimo terceiro dia da doença.

O tratamento para os pacientes com gripe aviária é feito para combater os sintomas e o vírus ao mesmo tempo. Para o tratamento dos sintomas são utilizados, basicamente, medicamentos de combate a dor, antiinflamatórios e antibióticos para a prevenção de infecções bacterianas. Quando o quadro clínico piora, procedimentos para a manutenção da vida são implementados, entre eles a entubação. Para combater o vírus da gripe, alguns antivirais são utilizados, entre eles estão: amantadina e rimantadina (inibem a liberação do material genético viral no interior das células hospedeiras), ribavirina (interfere na produção do material genético do vírus), oseltamivir e zanamivir que atuam na inibição da neuraminidase que é uma proteína que fica na superfície do vírus. A neuraminidase atua no desligamento das partículas virais nascentes de suas células genitoras e favorece que estes infectem novas células no interior do hospedeiro. Portanto o oseltamivir e o zanamivir impedem ou pelo menos diminuem a capacidade dos vírus da gripe de infectarem novas células no interior do paciente. Destes dois, o oseltamivir parece ser o mais eficaz dos antivirais e é também o mais utilizado nos pacientes infectados com o H5N1.

30 comentários:

  1. Usei este contesto para fazer um trabalho de escola muito importante. Muito Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Oi Daniele, que bom que vc gostou e que lhe serviu para o trabalho. Se quiser mais informações pode fazer sugestões para posts futuros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho apenas 11 anos mas quando crescer quero me formar em biotecnologia também.
      E quando observo suas pesquisas isso me da mais vontade ainda de trabalhar nessa área

      Excluir
  3. você saberia me explicar como ela surgiu na china?

    ResponderExcluir
  4. muito boa essa pesquisa

    ResponderExcluir
  5. mas que bosta esse site

    ResponderExcluir
  6. EU USEI ESTE SITE PARA FAZER UM TRABALHO DE ESCOLA É ACHEI MUITO IMPORTANTE.
    ADOREI MESMO!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Gabriela, que bom que gostou. Obrigado por comentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu adorei o seu blog, eu só acho que vc poderia resumir mais e colocar em tópicos o conteúdo para quem gosta de uma pesquisa rápida.
      obg, e bom trabalho

      Excluir
  8. Muito Obrigada eu precisei mesmo destas informações para um trabalho.bjo abraços e mais uma vez muito obrigada

    ResponderExcluir
  9. Anonimo,voce pode pesquisar mais viu seu preguiçoso?

    ResponderExcluir
  10. Muito Obrigada eu precisei mesmo destas informações para um trabalho.bjo abraços e mais uma vez muito obrigada

    ResponderExcluir
  11. Obrigado pelo comentário, fico feliz que encontrou aqui o que precisava.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  12. dtrdsycfyhrtasnjuhgre3srtftrertyutewertytretyt4yiu7y6yuiu76

    ResponderExcluir
  13. fiz uma pesquisa excelente muito obrigado!

    ResponderExcluir
  14. brigada eu precisei destas informaçoes para um trabalho da escola
    muito brigada
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Bom dia, Miguel. Li sua matéria sobre a gripe e achei muito interessante. Minha galinha aqui está com um problema, o pescoço dela está bem inchado e duro, e ela fica o tempo todo com a cabeça para baixo tentando respirar, e o faz com uma certa dificuldade.
    Será que isso é sintoma da gripe? Por favor, me ajude pois entrei em contato com as secreções do bico dela sem nenhum tipo de proteção, sem contar que ela é de estimação e gostaria de que não fosse h5n1, pois já está na família há mais de 7 anos.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia, sobre a sua galinha, pode ficar tranquilo que não é gripe aviária (H5N1), nunca houve relatos desta doença no Brasil, no entanto não posso afirmar qual enfermidade está causando o problema, pois várias doenças infecciosas apresentam sintomas semelhantes. O ideal é procurar um veterinário. Um abraço, e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  17. Obrigado, Miguel.
    Continuo acompanhando aqui, é realmente interessante.
    Ela ainda está viva, mas continua na mesma, fica o tempo todo com a cabeça baixa por conta do peso no pescoço. Fui aqui num veterinário da cidade, e pelo visto ele sabe tanto quanto eu, ele disse que era para sacrificar, e não o farei sem saber o que é. Você realmente não faz idéia do que seja?
    Apareceu um grande caroço no pescoço dela, muito duro. Pensei na possibilidade de um tumor, mas um tumor cresce tanto em 3 dias?

    ResponderExcluir
  18. ja estamos no dia 01.04.2013.. provavelmente, a galinha da anonima já deve ter virado frango frito :T coitada.

    ResponderExcluir
  19. Isso me ajudou muito a fazer um trabalho de escola sobre a H5N1

    Valeu mesmo

    ResponderExcluir
  20. Isso me ajudou muito a fazer um trabalho de escola sobre a H5N1

    Valeu mesmo

    ResponderExcluir
  21. puts isso me deixa preucupado pq eu apresento alguns sintomas.

    ResponderExcluir
  22. ai vey vlws mto abrigado mesmo eu ja tava ficando louco pq eu n encontrava esse "tratamento" mto obrigado dnv kkk
    eu preciso dele para um trabalho da escola.....Flws

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sugestões, perguntas ou críticas.