segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Gripe aviária, casos no Egito e na Mongólia.

Em meio a todo o alvoroço causado pela gripe suína, a gripe aviária ficou esquecida, mas ela não desapareceu. O H5N1, vírus causador da gripe aviária, infectou duas crianças no Egito e 10 cisnes migratórios na Mongólia. Os informes são da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicado dia 11 de agosto, e da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), publicado em 10 de agosto.
De acordo com a OMS a primeira criança infectada com o H5N1 é uma menina de 8 anos, moradora da província de Kfr Elsheikh, seus sintomas começaram no dia 24 de julho, no dia seguinte a menina já havia sido internada e medicada com o Tamiflu. O segundo caso é o de um menino de um ano e meio de idade, morador da província de Menofyia, seus sintomas se iniciaram no dia 28 de julho, um dia após, a criança já estava internada e recebendo o antiviral. O quadro de saúde de ambas as crianças é estável. A fonte da infecção das crianças foi o contato próximo com aves infectadas com o H5N1.
Na Mongólia, segundo a OIE, o vírus da gripe aviária foi encontrado em gansos selvagens migratórios que apareceram mortos no lago Doitiin tsagaan, região central do país, que dista cerca de sete mil quilômetros do norte do Egito, região onde moram as crianças que foram infectadas em julho. Segundo autoridades da Mongólia, foram encontrados 9 gansos mortos e 1 ganso selvagem foi preventivamente abatido. Todas as 10 aves estavam contaminadas com o H5N1. A origem do vírus é desconhecida, mas provavelmente está circulando dentro das populações de aves selvagens.
Chama a atenção nestes casos é a distância entre uma ocorrência e outra. O H5N1 chegou a ambos os países através de aves migratórias e se tornaram endêmicos, ou seja, se estabeleceram em populações de aves selvagens que habitam, pelo menos em uma época do ano, estes países. Mas a distancia entre a Mongólia e o Egito, e os diferentes hospedeiros, crianças e gansos, nestes casos, mostra a versatilidade do vírus da gripe aviária.
O Tamiflu que hoje está sendo distribuído para as pessoas com a gripe suína em estado grave, pertence a um estoque que o Ministério da Saúde fez para a contenção de uma possível pandemia de gripe aviária. A gripe aviária ainda não causou uma pandemia, mas ela veio mesmo assim, através da gripe suína. Veja abaixo o mapa do Egito e uma foto do lago na Mongólia.


No mapa estão em vermelho, as províncias que apresentaram os casos humanos de gripe aviária mais recentes, e em laranja as demais províncias que relataram casos de H5N1 em 2009.


Lago Doitiin tsagaan, província de Arkhangai, região central da Mongólia. Este lago, rico em peixes e aves migratórias, cobre uma área de 25 quilômetros quadrados. O lago possui em suas margens acampamentos para que os turistas conheçam a vida nômade de algumas tribos Mongóis.

Fontes:

OMS - www.who.int/csr/don/2009_08_11a/en/index.html

OIE - www.oie.int/wahis/reports/en_imm_0000008141_20090528_110600.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sugestões, perguntas ou críticas.