terça-feira, 23 de junho de 2009

Existe risco da gripe suína se espalhar no Brasil?

A resposta para esta pergunta, infelizmente, é sim. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde e de acordo com a expansão do número de casos no Brasil, pode-se prever que a gripe suína em um futuro próximo irá se tornar epidêmico no Brasil. Veja o exemplo do Chile e da Argentina. O Chile já conta com mais de 4.300 casos e quatro mortes, a Argentina, possui mais de mil casos e sete mortes. O Brasil com de 334 casos figura em terceiro lugar na América do Sul.
Um fator importante para a disseminação do vírus da gripe suína é o inverno. Com o clima frio, as pessoas tendem a se aglomerar em locais fechados facilitando a disseminação viral. Além disso, o vírus permanece ativo por mais tempo no frio. O vírus da gripe seja ele suíno ou não, é sensível ao calor, portanto, quanto mais frio mais tempo o vírus vai permanecer ativo no ambiente aumentado a chance de novas infecções.
O gráfico abaixo mostra os casos de A/H1N1 no Brasil ao longo do tempo (clique no gráfico para ampliar).


O gráfico mostra que em abril o Brasil tinha apenas 3 casos da doença, em maio 29 casos foram confirmados e 5 permacem em estudo, em junho a quantidade de casos aumentou muito, até agora já foram confirmados 113 casos com outros 9 em investigação. O total mostrado pelo gráfico entre casos confirmados e em investigação é de 159, 175 a menos que o total divulgado. O que preocupa mais, ao olharmos o gráfico, é o surgimento de casos autoctones ou seja, pessoas que se infectaram no país através de contato com pessoas doentes. Até o fim de maio, apenas pessoas que vieram de fora do país estavam infectadas. Quanto mais casos autoctones surgirem no Brasil maior é a chance do vírus ficar fora de controle sanitário e se tornar epidêmico.
fontes: