terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Surto, Epidemia e Pandemia.

Surto, Epidemia e Pandemia.

Citei aqui neste blog algumas vezes a palavra pandemia. Mas eu não defini o que o termo quer dizer. E é de fundamental importância para aqueles que querem se informar sobre a gripe aviária que se familiarizem com o termo. Mas para definirmos pandemia é necessário que se defina surto e epidemia.

Surto se caracteriza pelo surgimento de uma doença que é localizada em uma área pequena e geralmente acomete poucas pessoas.

Epidemia é caracterizada pela incidência de uma doença sobre a população em um curto período de tempo. No entanto, diferente de surto, uma epidemia acomete uma região bem maior e afeta uma grande quantidade de pessoas.

Pandemia é uma epidemia que atinge o mundo inteiro. Ao passo que um surto é local e uma epidemia é regional, a pandemia é mundial.

Até agora o H5N1 se apresenta em surtos, ou seja, muito localizada e acometendo poucas pessoas.

Estes termos são de fundamental importância para que se defina uma situação de risco e oriente as ações de combate que devem ser exercidas pelos órgãos responsáveis. Para auxiliar ainda mais as ações mundial no combate a gripe aviária, a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou um sistema de 6 fases que ajuda os governos a colocarem em prática seus planos de combates com ações específicas para cada fase ou estágio da doença. Veja post abaixo para maiores informações sobre as fases de alerta pandêmico da OMS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sugestões, perguntas ou críticas.