terça-feira, 2 de junho de 2009

Egito, mais um caso humano de gripe aviária.

A informação foi divulgada pela Organização Mundial de Saúde nesta terça feira. Segundo autoridades egípcias, uma menina de 4 anos de idade moradora da província de Kefr El Sheikh, está doente devido a infecção pelo vírus H5N1. Seus sintomas se iniciaram no dia 30 de maio e foi internada no dia seguinte onde começou o tratamento com oseltamivir. Seu quadro de saúde é estável. Segundo investigações epidemiológicas, a criança teve contato com aves doentes ou mortas que estavam contaminadas com o vírus antes do início de seus sintomas.


No mapa está em vermelho a província que apresentou o caso humano mais recente de gripe aviária e em laranja as demais províncias que relataram casos de H5N1 em 2009.

2 comentários:

  1. onde começou a gripe aviária?

    ResponderExcluir
  2. A gripe aviária, provocada pelo vírus do subtipo H5N1 surgiu pela primeira vez em Hong Kong no ano de 1997, onde infectou 18 pessoas e matou 6. Em 2003, este vírus voltou e infectou 438 pessoas e matou 262 (60% de letalidade) em diversos países. O H5N1 continua provocando vítimas humanas e animais, somente este ano, o H5N1 matou 12 pessoas das 43 que infectou.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sugestões, perguntas ou críticas.